CEPE aprova política de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação da UFC.
Data da publicação: 13 de julho de 2023 Categoria: NotíciasO Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou na manhã desta terça-feira (11), a regulamentação de uma política de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação stricto sensu. Uma importante conquista para a Universidade ao promover oportunidade de formação na pós-graduação para populações historicamente privadas do acesso a oportunidades.
A resolução fixa em 50% o percentual máximo de reserva de vagas para cotistas. Além de contemplar pessoas negras, indígenas e com deficiência nas políticas afirmativas, a resolução passa a incluir a população quilombola. O Centro de Humanidades foi pioneiro na implementação de ações afirmativas: os cursos de pós-graduação das áreas Antropologia, Ciências Sociais e História já possuem experiências bem-sucedidas na adoção dessas políticas públicas voltadas para grupos que sofrem discriminação étnico-racial.
Em junho de 2022, promovemos o evento I Seminário Ações Afirmativas na Pós-Graduação do Centro de Humanidades-UFC para refletir e discutir sobre a execução das políticas de ações afirmativas na pós-graduação da Universidade Federal do Ceará.
Seguimos com o nosso firme propósito de construir uma universidade pública, acessível e democrática para todos os públicos.