Cursos de pós-graduação do Centro de Humanidades participam de programa da Capes para receber estudantes estrangeiros.

Data de publicação: 24 de julho de 2024. Categoria: Notícias

Programas de pós-graduação do Centro de Humanidades receberão estudantes estrangeiros vinculados à instituições de ensino e pesquisa da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil.

O Programa Move La América é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) para internacionalizar a pós-graduação brasileira a partir da atração de pesquisadores dos outros países da América Latina e do Caribe. São concedidas bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche para que profissionais das nações participantes complementem seus estudos no Brasil. O programa proporcionará o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação e a criação de um ambiente institucional internacional.

“O Move la America é de grande relevância porque traz pesquisadores estrangeiros para os programas da UFC. É um modo de internacionalizar a pós-graduação. O intercâmbio de ideias e perspectivas será positivo para todas as instituições envolvidas. A POET, PPG em Estudos da Tradução da UFC, está bastante entusiasmada com esta ação da CAPES” afirma Prof. Rafael Ferreira da Silva, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET | UFC)

No total serão ofertadas 25 vagas para estudantes estrangeiros nos cursos de Mestrado e Doutorado dos programas de pós-graduação em Ciências da Informação, Estudos da Tradução, História, Letras, Linguística e Psicologia. Os estudantes selecionados pela CAPES iniciarão as aulas no primeiro semestre de 2025.

Mais informações sobre o Programa Move La América encontra-se disponível no site da CAPES