INEP realiza em 2024 o ENADE das Licenciaturas; 07 cursos do Centro de Humanidades participam do Exame

Data de publicação: 13 de agosto de 2024. Categoria: Notícias

Em novembro de 2024, será realizado O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), exame organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Intitulado como o “Enade das Licenciaturas”, o novo formato do exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. Além das provas teóricas, a partir deste ano, será realizada uma avaliação prática dos estudantes de cursos de graduação direcionados à docência. Esses processos avaliativos serão compostos por critérios de habilitação e instrumentos específicos. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil.

PROVA – A prova será aplicada no dia 24 de novembro, com início às 13h30min e término às 18h, conforme horário de Brasília. As provas do Enade das Licenciaturas serão compostas por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada Área de Avaliação das Licenciaturas.

Os seguintes cursos do Centro de Humanidades irão participar do ENADE 2024:

• Ciências Sociais (Integral)
  • Ciências Sociais (Noturno)
  • História
  • Letras – Inglês
  • Letras – Língua Portuguesa
  • Letras – Português e Espanhol
  • Letras – Português e Inglês

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é o modelo escolhido pelo governo federal para avaliar o desempenho e a evolução dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos dos cursos de graduação espalhados por todo o país. Uma instituição pública de ensino superior, como a Universidade Federal do Ceará, tem o dever de mostrar à sociedade se os recursos aplicados estão sendo bem aproveitados e se está formando bons profissionais, uma vez que a sociedade financia tal instituição. O Enade é uma chancela que demonstra à população que uma universidade está cumprindo esses papéis nas justas aplicações das verbas e na formação de profissionais que favoreçam o crescimento social.

Estudantes da UFC podem obter mais informações no site do Enade na UFC e na Coordenação do curso.

Acesse o edital do Enade 2024