Oficinas
PENSADORES SOCIAIS DO BRASIL PÓS 1930: CATEGORIAS CONCEITUAIS, PERTINÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE.
Proponente(s): Eduardo Girão Santiago
E-mail: egiraosantiago@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: docentes, alunos da graduação e de pós-graduação de Ciências Humanas.
Objetivo: Destacar os principais conceitos de autores clássicos do pensamento social brasileiro que tenham uma relação de pertinência com a sociedade brasileira atual.
Ementa: O equilíbrio de antagonismo em Gilberto Freyre e a falsa democracia racial. O homem cordial de Sérgio Buarque de Holanda, está vivo? O sentido da colonização em Caio Prado Junior: 350 anos perdidos na formação da nação brasileira; O Estado Desenvolvimentista de Celso Furtado, tem sentido hoje? Florestan Fernandes e a concretização da burguesia brasileira: gênese, modus operandi, ontem e hoje. César Benjamin e uma certa ideia de Brasil.
OFICINA DE LINGUAGEM NEUTRA
Proponente(s): Alão Aguiar de Oliveira; Ed Mendes Araújo; Soul Ray Castro Silva.
E-mail: aluizoliveira.jc@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 35 pessoas
Público-alvo: estudantes de graduação dos cursos de Letras, Pedagogia, Ciências Sociais,
Filosofia, História e demais cursos de Ciências Humanas.
Objetivo: Introduzir os participantes a um panorama linguístico e social dos estudos sobre linguagem neutra em língua portuguesa.
Ementa: A oficina tem por propósito introduzir os participantes às produções científicas que contornam a linguagem neutra enquanto objeto de análise. Para tal, pretende-se dar dedicação às contribuições da linguística, desde os estudos da categoria de gênero gramatical até os estudos que lidam com o gênero neutro e outras formas de disrupção de gênero pela linguagem, e dos estudos de Teoria Queer, que há muito tratam das relações entre gênero social, linguagem e discurso. Com a soma das duas visadas, dar-se-á um panorama introdutório do tema junto da promoção do saber científico no combate à discriminação de gênero e à desinformação.
LATTES E IDENTIFICADORES DE AUTORIA: CONCEITOS, ATUALIZAÇÃO E USOS
Proponente(s): Izabel Lima dos Santos
E-mail: izabel.lima@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: estudantes de graduação, estudantes pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos.
Objetivo: Orientar estudantes e pesquisadores(as) quanto aos usos e preenchimento do Lattes e das principais ferramentas de identificação de autoria.
Ementa: Apresentação da Plataforma Lattes. Apresentação do Currículo Lattes. Buscas e métricas no Currículo Lattes. Cadastro do Currículo Lattes. Atualização do Currículo Lattes. Apresentação do Orcid. Cadastro no Orcid. Atualização do Orcid. Outros(as) identificadores de autoria. Atividades de fixação do conteúdo.
DECOLONIZAR É PRECISO
Proponente(s): Francisco Uribam Xavier de Holanda
E-mail: uribam@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: estudantes, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa
Objetivo: Apresentar um conjunto de categorias conceituais produzidas a partir da Rede Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade que permita um entendimento sobre os desafios do agir decolonial como uma ação política anticapitalista, anti-imperialista, transmoderna e pluriversal.
Ementa: A Rede Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade; Colonialismo e colonialidade; colonialidade do poder e pensamento de fronteira.
PRÁTICAS DE ORALIDADE EM SALA DE AULA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Proponente(s): Samuel da Silva Marques
E-mail: samuelds034@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: estudantes de Letras (todas as habilitações) e de Pedagogia
Objetivo: Analisar as práticas de oralidade em sala de aula, desde os aspectos teóricos envolvidos no processo até estratégias pedagógicas possíveis para sua aplicação na prática.
Ementa: Estudo analítico e reflexivo das práticas de oralidade (produção oral e gêneros discursivos orais), levando em consideração seus objetivos, aspectos cognitivos, textuais e pragmáticos e suas possibilidades de abordagem na sala de aula a partir de diferentes propostas didático-pedagógicas.
ELEMENTOS SEMIÓTICOS PARA ANÁLISE DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MANGÁS
Proponente(s): Vinícius Façanha; Artur da Silva Barbosa
E-mail: vfacanha99@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Estudantes do centro de humanidades e outras unidades, professores do ensino básico e demais interessados em histórias em quadrinhos e mangás.
Objetivo: Fornecer aos participantes categorias e procedimentos de análise de histórias em quadrinhos e mangás para que possam aplicar em pesquisas e em sala de aula.
Ementa: A arte sequencial está presente na vida cotidiana de todos nós, desde os gibis da infância até grandes graphic novels, elevadas pela crítica de arte ao patamar de verdadeiras obras primas com reconhecido valor literário e para as artes plástica, passando pelas tirinhas de jornais, as charges com críticas sociais, as hqs de super-herói, os mangás, os quadrinhos de redes sociais… Esses objetos artísticos vem se revelando pertinentes tanto para a investigação científica/acadêmica interessadas no em sua dimensão significante (seja estética ou sócio-histórica), quanto como instrumento didático para o ensino de disciplinas como as de linguagens, artes e história. Motivados por essa crescente relevância da arte-sequencial e pelo espaço ainda incipiente que ela recebe nas grades dos cursos de graduação, essa oficina tem como objetivo munir seus participantes de categorias e processos analíticos da semiótica para trabalhar com histórias em quadrinhos e mangás. A base teórica adotada será a da semiótica discursiva (Greimas e Courtés, 2021) e seus desdobramentos na semiótica plástica (Floch, 1985) e na semiótica tensiva (Zilberberg, 2011). A Oficina ocorrerá em dois dias, cada um com duas horas de encontro, nos quais a primeira hora será dedicada exposição-dialogadas dos conteúdos teóricos aplicados à arte sequencial e a segunda hora será reservada para a prática de análise com auxílio dos proponentes da oficina. No primeiro encontro discutirá a dimensão plástica e visual das histórias em quadrinhos, sobretudo por meio das categorias cromáticas, eidéticas e topológicas e do conceito de semissimbolismo (Pietroforte, 2009). No segundo dia serão tratadas questões tensivas, os modos de engajamento do leitor, a gestão de expectativas e surpresas, as estratégias de modulação de andamento da leitura (Mancini, 2019; Coutinho, Mancini, 2019).
TRADUÇÃO AUDIOVISUAL – DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Proponente(s): Hemanoel Mariano Sousa e Silva; Jimmy Robson Rodrigues da Costa
E-mail: hemanoel@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: estudantes interessados na área de tradução. O público deve ter conhecimento mínimo no nível A1 da língua de interesse. Os instrutores utilizarão inglês e espanhol.
Objetivo: Proporcionar aos participantes uma visão prática e envolvente sobre o mundo da tradução audiovisual (AVT), explorando os principais desafios enfrentados por tradutores em legendagem e dublagem, e apresentar as estratégias utilizadas para superar problemas culturais, técnicos e linguísticos. A oficina também incentivará a prática e a criatividade, por meio de atividades interativas com exemplos reais de filmes e séries em português, inglês e espanhol.
Ementa: Os participantes serão introduzidos aos principais aspectos da tradução audiovisual, com foco em legendagem e dublagem. A oficina será dividida em módulos, abordando tanto os desafios técnicos e culturais quanto às soluções criativas empregadas por tradutores. Haverá uma discussão sobre os limites e possibilidades na tradução de piadas, expressões idiomáticas e referências culturais, além da aplicação prática com a tradução de trechos de filmes.
OFICINA DE PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DA TÉCNICA PINHOLE (PRODUÇÃO DA CÂMERA E RELEVAÇÃO)
Proponente(s): João Franco Almeida
E-mail: francojoao@alu.ufc.br
Dia(s): 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: maiores de 18 anos.
Objetivo: Ensinar a confecção de câmera pinhole e a revelação a fim de promover a prática de fotografar espaços do Centro de Humanidades. Utilizaremos o pensar exposto por Cartier Bresson (2010) que de todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Assim, entendemos que a pinhole possibilitaria não só apenas a fixação do espaço, mas expandiria o pensar dos inscritos sobre fotografia e sobre o Centro de Humanidades, visto as possibilidades subjetivas, diferentes de uma fotografia digital. Também possuímos como objetivo instigar o pensar sobre a imagem, para podermos também desenvolver juízo estético, exploraremos o exposto por Vygotsky (1998) que a promoção da experiência estética nos diferentes âmbitos da educação, possibilita o desenvolvimento de juízo estético e de educação artística através de práticas de contextualização. Participar das etapas de fabricação do aparelho-fotográfico-pinhole permite que o fotógrafo fique mais próximo do processo de realização da imagem fotográfica, assim desenvolveria a sua educação artística. Ter domínio também sobre aquilo que Flusser (2002) chama de hardware (objeto), além do software (regras) do aparelho.
Ementa: A câmera pinhole, que se originou com David Brewster no século XIX, em que o cientista inglês fez as primeiras imagens fotográficas com a pinhole. Depois disso, a tendência foi desenvolver cada vez mais a técnica, no sentido de melhorar a qualidade e facilitar a visualização da imagem, e no lugar da pequena abertura foi colocada uma lente biconvexa dando origem a técnica fotográfica que conhecemos hoje. Com o uso da técnica, o olhar se transforma, deixa de ser “o” ponto de vista da câmera e passa a ser “um” ponto de vista. Aquilo que a câmera capta é o que existe naquele espaço, não no olho humano: há uma outra subjetividade. Considerando o exposto, a oficina de fotografia pinhole possibilita experimentos sobre a luz e o tempo, utilizando uma lata de plástico preta, papel fotossensível e químicos de revelação. A técnica da câmera pinhole trata-se de uma máquina fotográfica construída a partir de qualquer material reciclável onde é vedada a entrada de luz. Sua principal característica é não possuir lentes tendo apenas um pequeno furo que funciona como elemento de captação da imagem. A lata, que é utilizada como uma câmera, produz fotografias em negativo. Será necessário a saída da sala para os inscritos buscarem os locais que desejam fotografar no CH. Após o retorno para sala, revelaremos as fotos em uma estrutura de “laboratório escuro” e iluminado com uma lâmpada vermelha, montado em uma sala disponível no local. Nesse processo, os participantes estarão imersos nesse laboratório, onde farão a revelação das imagens e aprenderão sobre o primeiro processo de fixação da imagem.
LITERATURA E COTIDIANO: ITINERÁRIOS NA CRÔNICA BRASILEIRA
Proponente(s): Lucas da Silva Oliveira
E-mail: lucasdasilvaoliveira@alu.ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 50 pessoas
Público-alvo: estudantes do Curso de Letras, especialmente aqueles recém-chegados em
2024.2.
Objetivo: Analisar o exercício da crônica praticada pelos autores brasileiros em questão, de modo que diante da realidade particular de cada um, numa perspectiva integradora das leituras propostas, sejam suscitados os aspectos da composição narrativa e da dimensão criadora, mas, sobretudo, aquilo que se revela na leitura processada rente ao texto, de modo que a leitura emanente não seja superada pela documentação teórica.
Ementa: Muitos estudantes gostam de literatura, principalmente, aqueles recém-chegados às licenciaturas do Curso de Letras. Contudo, ainda se sentem inseguros sobre como ter uma experiência mais completa, indelével e prazerosa diante dos textos literários em suas distintas manifestações – sejam aquelas admitidas enquanto ficção miúda (conto e crônica), e ainda dentro da prosa, o romance com toda sua extensão, mas sem esquecer da matéria poética. Afinal, o que define um texto como conto? Qual o sentido que podemos alcançar perante a leitura de uma peça poética? Todos os textos comunicam a intenção de seu criador ou é preciso caminhar com as palavras ainda não ditas para chegar a uma interpretação? Diante de tantas questões, ainda é possível acrescentar: como aproveitar a leitura, seu valor frutífero rente às emoções e às sensações experienciadas pelo leitor? A sonoridade, o ritmo pulsante das palavras, as sutilezas de descobrir (ou reafirmar) os sentidos? Prosa pode ser poesia? Poesia pode ser prosa? A partir da leitura e da discussão dos escritores selecionados, este estudo dedica-se aos domínios específicos da crônica brasileira. Nessa escolha, serão oferecidas aos participantes momentos de leitura e cotejamento dos textos. Espera-se que, diante do contato atento e sempre próximo ao texto literário, a travessia seja inspiradora. Estando na companhia dos cronistas, respectivamente: Rachel de Queiroz – (As Terras Ásperas, 1996), Clarice Lispector (A Descoberta do Mundo, 2020), Rubem Braga (As Coisas Boas da Vida, 2020) e Paulo Mendes Campos (Primeiras Leituras, 2012), seremos, assim, guiados para uma questão fundamental: quais palavras ainda não temos para iluminar nosso cotidiano?
OFICINA DE VÍDEO AULAS
Proponente(s): Monalisa Carneiro Freitas
E-mail: profamonalisacarneiro@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 50 pessoas
Público-alvo: estudantes da UFC aqueles interessados em projetos educacionais, futuros professores e estudantes de licenciatura, além de qualquer pessoa que queira aprender a criar videoaulas mais atrativas e profissionais. A oficina também pode ser de interesse para quem está envolvido com o ensino básico e busca novas formas de engajar os alunos através de metodologias digitais.
Objetivo: A oficina tem como objetivo oferecer orientações práticas e técnicas sobre a criação de videoaulas, abordando desde a roteirização até a edição, para que alunos da UFC interessados possam desenvolver aulas mais atrativas e profissionais. Embora muitos tenham domínio do conteúdo, muitas vezes faltam as noções necessárias para estruturar, gravar e editar suas videoaulas de forma a engajar o público do ensino básico. A intenção é colaborar com projetos educacionais e ajudar os alunos a explorar uma modalidade de ensino que vem ganhando cada vez mais destaque no ambiente escolar.
Ementa: 1. Introdução à Criação de Videoaulas (15 min): A importância das videoaulas no ensino básico; Tipos de videoaulas: expositivas, interativas e híbridas; Exemplos de videoaulas bem-sucedidas. 2. Roteirização (45 min): Estrutura de um roteiro: introdução, desenvolvimento e conclusão; Dicas para clareza e objetividade no roteiro; Storyboard: como visualizar sua videoaula antes de gravar. 3. Gravação (60 min): Equipamentos: câmera, microfone e iluminação; Preparação do ambiente e cenário para gravação; Técnicas de postura, dicção e expressividade diante da câmera; Como evitar erros comuns durante a gravação e planejar os cortes de edição. 4. Edição de Vídeo (45 min): Softwares gratuitos e pagos para edição pelo celular (CapCut); Noções básicas de corte, transição e efeitos visuais; Inserção de textos e imagens para complementar a explicação. 5. Legendagem e Acessibilidade (30 min): Importância da inclusão de legendas em videoaulas; Como utilizar imagens para facilitar a compreensão de pessoas surdas. 6. Avaliação (45 min): Criação de um vídeo curto (de 2 a 5 minutos) com roteiro, gravação e edição básica. Será feito em equipes.
EDITOR DE TEXTO OPENOFFICE WRITER APLICADO ÀS NORMAS DA ABNT
Proponente(s): Carlos Renato Brandão
E-mail: renbrand4@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 10 pessoas
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação
Objetivo: Capacitar os participantes na utilização do editor de texto LibreOffice Writer para formatar trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A oficina visa facilitar a aplicação das regras de formatação, otimizando o tempo na elaboração de trabalhos e garantindo conformidade com os requisitos acadêmicos.
Ementa: 1. Introdução as Normas da ABNT; 2. Configuração de documentos; 3. Formatação de elementos pré-textuais; 4. Formatação de Títulos e Subtítulos; Pré-requisitos: conhecimento básico do Editor de Texto
HISTORIOGRAFIA DA ÁFRICA OCIDENTAL: AS CONFIGURAÇÕES DOS ESTADOS PÓS-SENEGAMBIANA
Proponente(s): Adilson Victor Oliveira
E-mail: adilsonvictoroliveira@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: estudante de pós-graduação em História Social
Objetivo: A oficina tem como objetivo principal, compreender a configuração da África
ocidental pós a confederação Senegâmbia, por meio desta discussão, entender como se formou os novos Estados nesses territórios.
Ementa: Historicamente os territórios onde se encontram os atuais Estados ou países da África ocidental são resultados de muitas mudanças ocorridas ao longo de séculos, principalmente, a partir do século XIII. A formação de Senegâmbia meridional e setentrional, a formação da confederação senegambiana, reino Olof, reino dos Diolas ou Felupes, reino de Kaabu, todos são frutos das mudanças seculares e como consequências, nos dias de hoje, estes territórios contam com países como a Guiné-Bissau, Senegal, Gâmbia, Mauritânia, Guiné e outros. Nosso ponto de vista em relação à estas novas configurações se justificam por laços históricos justificados pelo escritor Bubacar Bari (1990), sobre os problemas atuais em unir estes Estados que nos tempos passados conviviam num mesmo território.
IDENTIFICAR, DISTINGUIR E PRATICAR AS VOGAIS DA LÍNGUA FRANCESA
Proponente(s): Adriana Almeida Colares
E-mail: adrianacolares@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: estudantes da língua francesa
Objetivo: Ao final da oficina, os participantes serão capazes de identificar, distinguir e pronunciar as vogais simples e compostas da língua francesa, através de exercícios de escuta e de pronúncia.
Ementa: Apresentação do sistema vocálico da língua francesa, bem como dos elementos de articulação de cada vogal, sobretudo as compostas, que não existem na língua portuguesa (1 hora). Identificação sonora das vogais simples e compostas através de exercícios de escuta (2 horas). Prática da pronúncia das vogais, com listas de palavras e frases contendo os sons vocálicos (1 hora).
APRENDA INGLÊS DIVERTIDAMENTE (LEARN ENGLISH FROM THE INSIDE OUT)
Proponente(s): Jorge Adriano Pires Silva; Carolina Morais Ribeiro da Silva; Simone dos Santos Machado; Sâmela Rocha Barros Pereira; Marina Figueiredo de Souza; Lucas Fábio de Gois Parente Araujo; Carlos Rikison Nunes de Moura.
E-mail: jorgeadriano@ufpa.br; carolina@ufc.br; simoneccb@ufc.br; samelarbp@ufc.br; marinafig@ufc.br; lucasfabio881@gmail.com; carlosrikison@alu.ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 26 pessoas
Público-alvo: pessoas surdas sinalizantes.
Objetivo: Expandir o vocabulário e compreender o uso de adjetivos para expressar sentimentos, emoções e a diversidade humana. Integrar esse conteúdo à realidade da turma por meio de uma abordagem bilíngue-bicultural, utilizando Libras como língua de instrução e o inglês como língua estrangeira (LE/L3), em nível A1, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).
Ementa: Reflexão sobre a diversidade humana em suas variadas formas de ser, estar e sentir (n)o mundo. Contribuição para o estabelecimento de um espaço acessível, bilíngue e bicultural para o letramento em uma língua oral estrangeira (adicional) para surdas e surdos. Uso de atividades que explorem a diversidade cultural entre os países de língua inglesa e o Brasil e que promovam a interação entre os participantes, permitindo que os alunos conheçam diferentes formas de expressar sentimentos e emoções em contextos variados.
MICROCONTOS EM ESPANHOL: ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAR AS HABILIDADES COMUNICATIVAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS
Proponente(s): Maria Francyneth Barroso da Silva; José Luan Alves Furtado; Germana da Cruz Pereira
E-mail: mariafrancynethbarroso@alu.ufc.br; luanlalves@alu.ufc.br; germanadacruz@hotmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE),
abrangendo os níveis básicos a intermediários (A1-B1), bem como para estudantes de Letras
e áreas afins.
Objetivo: Capacitar os participantes a aperfeiçoarem suas habilidades comunicativas em língua espanhola, tendo como base metodológica o uso dos microcontos. Por meio desse recurso literário, pretende-se, portanto, fomentar o desenvolvimento das competências receptivas, como a compreensão auditiva e a leitura crítica, assim como as competências produtivas, relativas à produção escrita e à expressão oral. Esse processo formativo, ao ser conduzido de forma sistemática e contextualizada, garante a assimilação efetiva e prática das estruturas linguísticas e culturais do idioma, promovendo, assim, um aprendizado significativo e integral.
Ementa: A organização da oficina, alicerçada nos princípios da teoria sociointeracionista, posiciona os estudantes como protagonistas centrais de seu próprio percurso de aprendizagem. Tal abordagem pedagógica valoriza a construção do conhecimento através da interação social e da participação ativa dos alunos em contextos comunicativos significativos (Vigotsky, 2000). Nesse sentido, a proposta será desenvolvida ao longo de duas sessões, cada uma com duração de duas horas, totalizando quatro horas de atividades planejadas para promover o engajamento dos participantes. As atividades, de caráter dinâmico e interativo, proporcionarão uma base robusta para o aprimoramento tanto da compreensão auditiva e leitora quanto da produção oral e escrita, assegurando uma experiência formativa e integrada. ● AULA 1: Introdução aos microcontos e Análise de Textos (2h): Nesta primeira aula, os participantes serão imersos no conceito e na relevância dos microcontos como instrumentos pedagógicos na aquisição de línguas estrangeiras. O encontro terá início com uma exposição detalhada das características intrínsecas dos microcontos, seguidas pela leitura de um ou dois textos breves em espanhol. Em sequência, os participantes serão instigados a discutir os temas abordados, assim como a expressar suas reações e interpretações em relação aos textos apresentados. Posteriormente, os participantes serão organizados em grupos reduzidos e cada grupo receberá diferentes microcontos para uma análise crítica. A tarefa a ser realizada por cada grupo consistirá em identificar o vocabulário, as expressões idiomáticas e as estruturas gramaticais contidas nos textos. Após a fase de análise, os grupos compartilharão suas descobertas com a turma, enfatizando, assim, os aprendizados referentes à língua e à cultura hispânica. Para concluir esta aula, será realizada uma reflexão sobre a importância da leitura de microcontos como componente essencial no processo de aprendizado da língua espanhola, incentivando os alunos a trazerem um microconto em espanhol que considerem interessante para a próxima sessão. ● AULA 2: Produção criativa e Comunicação oral (2h): A segunda aula, por sua vez, terá início com uma revisão dos microcontos apresentados pelos alunos, promovendo um espaço no qual cada participante, ao compartilhar suas leituras, contribuirá para uma discussão enriquecedora acerca dos temas, estilos e linguagens empregadas nos textos. Em seguida, a aula transitará para a etapa de criação de microcontos, na qual os proponentes introduzirão técnicas de escrita criativa e oferecerão orientações para a construção de narrativas sucintas. Os alunos terão a oportunidade de elaborar seus próprios microcontos, incorporando os elementos discutidos anteriormente. Após a produção, cada aluno ou par, em momento interação, apresentará seu microconto para a turma, exercitando, dessa forma, a narração e a entonação em espanhol. Tanto os proponentes quanto os participantes proporcionarão feedbacks construtivos sobre as apresentações, criando um ambiente colaborativo de aprendizado. Para finalizar, será promovida uma discussão sobre a experiência de criar e apresentar microcontos, refletindo sobre como essa prática pode ser utilizada como uma ferramenta contínua para o aprendizado e a prática da língua espanhola.
Pré-requisitos: Os participantes devem ter um nível básico de compreensão do espanhol para participar das atividades de leitura, análise das narrativas e exploração dos conteúdos gramaticais.
A HISTÓRIA REGISTRADA EM HORÁCIO
Proponente(s): Ana Carolina Araújo da Silva
E-mail: anagreen@alu.ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: estudantes dos cursos de Letras e História ou até mesmo entusiastas de fora que estejam interessados de conhecer um pouco mais sobre literatura clássica;
Objetivo: Apresentar a vastidade temática das Odes do poeta clássico romano Quintus Horatius Flaccus e como elas contribuíram como registro não apenas do estilo de vida romano, mas também de momentos históricos e questões sociais geográficas, sempre
atentando-se a apontar as incongruências presentes em certos detalhes do texto lírico poético e o fato como é reconhecido na atualidade pelos historiadores.
Ementa: Será dois encontros de 1h30min ou apenas um de 2h, conforme for mais conveniente para o encaixe no cronograma do evento. No primeiro momento proponho a exploração das referências de cunho bélico-histórico, onde ele explora sua própria participação na guerra civil envolvendo a morte de Júlio César tendo ele estado ao lado de Marcus Junius Brutus, como acontece na Ode II, 7; assim como menções a outros conflitos e figuras históricas como a morte da Cleópatra na Ode I, 37 e os constantes elogios ao Imperador Otaviano, a quem ele deve a encomenda do Cântico Secular. No segundo momento pretendo trazer referências culturais através de fragmentos do Cântico Secular e outras Odes que exploram a adoração aos deuses, as festividades e também as ricas menções a regiões geográficas da época. Para isso vou usar como apoio principal, para além de artigos e outros livros secundários, a 1o edição, de 2021, do livro “RMINA” da editora 34 que entrega uma edição bilíngue das Odes e do Cântico Secular de Horácio com a tradução, introdução e ricas notas de Pedro Braga Falcão. Como é um momento teórico de exploração e dissecação de textos, o projetor se faz necessário. É possível ministrar sem ele, mas ainda assim sua presença causaria uma grande facilitação para a exibição e análise grupal das Odes selecionadas.
OFICINA DE BEM-ESTAR ANIMAL
Proponente(s): João Franco Almeida; Priscila Freitas Teixeira; Cristiane Maria Sales Pimentel
E-mail: projetocasuloufc@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: estudantes e servidores da UFC
Objetivo: Educação Ambiental e orientações sobre boas práticas nos cuidados com animais domésticos e/ou comunitários
Ementa: A Oficina Bem-estar animal é uma iniciativa do projeto de extensão Casulo – Saúde Única na UFC, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica, de forma lúdica, boas práticas nos cuidados com animais domésticos e/ou comunitários. Pretende ainda promover educação ambiental e trazer o debate sobre sobre o conceito Saúde Única (One Health/OMS), que abrange as saúdes humana, animal e ambiental. A atividade será dividida em dois momentos, sendo o primeiro dia de apresentação teórica (2 horas aula) e o segundo dia de uma prática de jogo de tabuleiro desenvolvido pelos Agentes UFC do Projeto Casulo (2 horas aula), quando serão reforçados os conhecimentos vistos na oficina. A atividade será ministrada por dois estudantes de graduação do curso de Letras que atuam como Agentes UFC no Projeto Casulo.
A HISTÓRIA PÚBLICA NAS REDES: LIMITES E POSSIBILIDADES
Proponente(s): João Pedro Ferreira da Silva
E-mail: joaoferreira.ufc@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: estudantes do curso de História do nível da graduação e professores de História da educação básica, bem como colegas da área.
Objetivo: A oficina visa apresentar aos estudantes do curso de graduação em História os debates em torno dos conceitos de “História Digital” e “História Pública”, utilizando como objeto de análise o conteúdo de História para a internet, nas plataformas de vídeo TikTok e YouTube. Além disso, busca refletir junto com o corpo discente sobre qual o papel da História Pública na descentralização das narrativas sobre o passado de espaços acadêmicos e escolares, seus limites e possibilidades de construção de um futuro ético com a criação de novos imaginários e modos de narrar a história.
DIÁLOGOS SOBRE A ATIVIDADE DOS BOLSISTAS E ESTAGIÁRIOS DAS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA
Proponente(s): Elisandra Maria Magalhães; Lucas Ryan Silva de Moura
E-mail: elisandra.magalhaes@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 15 pessoas
Público-alvo: inscritos: Discentes das licenciaturas em Letras que possuem interesse na área de docência.
Objetivo: Promover uma reflexão crítica sobre o papel dos bolsistas e estagiários das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC), destacando-as como espaços de formação inicial e aprimoramento acadêmico e docente. A oficina visa fomentar discussões sobre a prática de ensino dos bolsistas e estagiários nas Casas, com base em estudos sobre a formação de professores (teórica e prática) e experiências vivenciadas por alguns desses bolsistas e estagiários.
Ementa: A oficina abordará aspectos teórico-práticos das atividades desenvolvidas pelos bolsistas e estagiários nas Casas de Cultura Estrangeira. Serão discutidos temas como: a teoria e a prática, o ensino de línguas, o ensino como trabalho e o papel do estágio na construção da prática docente. A metodologia inclui exposições teóricas e relatos de experiências.
ÉTICA EM PESQUISA: DESCOMPLICANDO A PLATAFORMA BRASIL
Proponente(s): Yara Bruna Vitorino de Paula
E-mail: yara.vitorinop@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: estudantes da graduação, pós-graduação que estão com pesquisas em andamento, que tenha interesse na temática e sobretudo que irão submeter seus estudos ao comitê de ética e pesquisa.
Objetivo: Apresentar de forma resolutiva e didática os passos de como submeter uma pesquisa acadêmica ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a submissão do projeto na Plataforma Brasil.
Ementa: O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um órgão que avalia projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, com o objetivo de proteger o bem-estar dos participantes e garantir que as pesquisas sejam desenvolvidas de forma ética. O CEP é um colegiado multidisciplinar, composto por profissionais de diversas áreas, como pesquisadores, juristas, profissionais de saúde, entre outros, e pelo menos um representante da comunidade, sendo um órgão independente e de relevância pública, com caráter consultivo, deliberativo e educativo que avalia a capacidade técnica e a adequação ética dos pesquisadores e participantes da pesquisa. A Plataforma Brasil é uma base de dados nacional que registra pesquisas que envolvem seres humanos. Ela é utilizada pelo sistema CEP/Conep (Comitê de Ética em Pesquisa-Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Seus objetivos são garantir a eficiência do sistema CEP/Conep na proteção dos sujeitos das pesquisas, permitir o acompanhamento das pesquisas em todas as suas fases, desde a submissão até a aprovação e possibilitar o envio de relatórios parciais e finais das pesquisas e garantir o acesso da sociedade aos dados públicos das pesquisas aprovadas. Como apresentado esses são os caminhos para que uma pesquisa que envolva seres humanos diretamente, a fim de resguardar tanto o pesquisador como os sujeitos que estão participando de tal estudo, porém a maioria dos currículos universitários não contém cadeiras de fato que direcionam os discentes a essa submissão, tornando esse processo um verdadeiro desafio na caminhada acadêmica. Desse modo, esse minicurso tem como objetivo explicar de modo didático e de forma descomplicado os caminhos para submeter uma pesquisa ao comitê de ética e pesquisa.
“O QUE SE PERDE NA TRADUÇÃO”: TEORIA E PRÁTICA DA TRADUÇÃO DE POESIA
Proponente(s): Hayra Celeste Barreto Rocha
E-mail: hayracbr@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: estudantes da graduação em Letras Português/Inglês, Letras Inglês, ou interessados em Estudos da Tradução no geral.
Objetivo: Explorar os desafios e as possibilidades da tradução de poesia, com base nos principais teóricos da área, fomentando a prática tradutória individual e a discussão em grupo sobre os resultados obtidos.
Ementa: É associada ao poeta norte-americano Robert Frost a famosa frase: “a poesia é tudo o que se perde na tradução” (ALVES, 2021). No entanto, justamente partindo dessa “impossibilidade” da tradução de poesia, teóricos e tradutores como Jakobson e Haroldo de Campos chegam à reafirmação de sua importância: para eles, as particularidades do texto poético são tão relevantes que desaguam na necessidade de desenvolver sistemas teóricos especificamente pensados para lidarem com a tradução de poesia, tornando-a uma prática particular dentro dos Estudos da Tradução. Nesse contexto, nossa oficina tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da tradução de poesia, com base em alguns dos principais teóricos da área, como Jakobson, Haroldo de Campos, Mário Laranjeira e Paulo Henriques Britto, fomentando a prática tradutória individual e a discussão em grupo sobre os resultados obtidos. Primeiro, faremos uma discussão coletiva sobre os aspectos teóricos mais relevantes dos autores citados, permitindo que todos os participantes da oficina tenham contato com o amparo teórico e as questões práticas levantadas pelos autores. Em seguida, teremos o momento da prática individual, em que cada um dos participantes trabalhará em sua tradução de poemas propostos coletivamente. Por último, conduziremos uma discussão pós-prática, permitindo a troca de opiniões sobre os resultados, sobre as dificuldades e sobre os êxitos tradutórios de cada um, reforçando a maneira como o tradutor “[está] presente como alguém ativo e crítico mediando o texto poético” (ALVES, 2021).
O PAPEL DAS MULHERES NAS OBRAS SHAKESPEARIANAS
Proponente(s): Ana Beatriz Silva Viana, Bianca Letícia, Bianca Ramires, Júlia Rios e Letícia Gomes; Paulo Andrade
E-mail: paulo.andrade@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: Estudantes de literatura, teatro ou interessados em obras de Shakespeare e na representação feminina no teatro. A oficina será conduzida em português, sendo aberta a todo o público interessado nos temas a serem trabalhados.
Objetivo: Refletir acerca do papel das personagens femininas nas obras de William Shakespeare, explorar o contexto histórico e social da época e propor que os participantes da oficina construam suas próprias análises.
Ementa: Dia 1: ● Shakespeare e a longevidade de sua obra: Momento de troca com os estudantes sobre conhecimentos prévios e possíveis conexões com obras contemporâneas (adaptações, inspirações, personagens famosos, etc). ● Shakespeare e suas personagens femininas: Interlúdio sobre as personagens femininas shakespearianas mais famosas e resumo das obras a serem trabalhadas na oficina: Hamlet, King Lear, Macbeth e Sonho de uma noite de verão. ● Contexto histórico e social: exposição acerca da época elisabetana-jacobina. ● Propor o debate e análises em equipes, partindo da questão: “quais seriam os caminhos possíveis de uma análise das personagens femininas de Shakespeare?” ● Expor aos participantes trechos de obras de Shakespeare e propor a preparação de uma leitura dramática em equipes. Dia 2: ● A fortuna crítica de obras shakespearianas: análises tradicionais x contemporâneas. ● Exposição de análises feitas previamente pelas proponentes da oficina acerca das obras shakespearianas: King Lear, Macbeth, Sonho de uma noite de verão e Hamlet. ● A partir do que foi exposto, propor que os participantes da oficina construam análises em equipes com base nos trechos de obras vistos em sala e questões teóricas de análise literária. ● Leitura dramática de trechos de obras de Shakespeare em equipes.
FUNDAMENTOS PARA A PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS
Proponente(s): Joeliton Pereira dos Santos; Livia Tavares de Souza; Virginia Bentes Pinto
E-mail: pibic2223@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 10 pessoas
Público-alvo: estudantes, técnico-administrativos e docentes da UFC.
Objetivo: Introduzir conhecimentos básicos sobre a prática de preservação digital por meio da digitalização pautada no software PDF X-Change.
Ementa: A proposta desta oficina contemplará aspectos teóricos e práticos sobre a Preservação Digital, evidenciando as primeiras etapas do seu processo, iniciando com a seleção e análise dos documentos até o seu processo de digitalização e de Reconhecimento óptico de caracteres (OCR). A digitalização garante a eficiência administrativa, quanto à gestão e preservação a longo termo de documentos, sendo uma das primeiras etapas da preservação.
UMA ANÁLISE DE ESTEREÓTIPOS RACIAIS NAS ANIMAÇÕES DA DISNEY
Proponente(s): Paulo Roberto Nogueira Andrade; Nick Soares Lima dos Santos; Rayane Silva Barros; Luana Maria de Souza do Nascimento; Guilerme Eric de Macedo Henrique; Maria Ester Garcêz Araújo; Letícia Nunes de Lima
E-mail: paulo.andrade@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: estudantes de Letras – Inglês e/ou Letras – Português/Inglês e pesquisadores interessados em temas como Relações Étnicas, Cultura de Massa e Cinema Estadunidense.
Objetivo: Analisar a construção de estereótipos raciais nas animações contemporâneas Aladdin (1992), Mulan (1998), A Princesa e o Sapo (2009) e Elementos (2023), produzidas pelo estúdio Disney, fomentando uma reflexão coletiva a respeito de tais representações.
Ementa: Ao tomar como escopo quatro filmes de animação em longa metragem – Aladdin (1992), Mulan (1998), A Princesa e o Sapo (2009) e Elementos (2023) –, a oficina visa analisar a construção e caracterização de personagens racializados nessas produções da Disney, cujas representações remetem a estereótipos raciais historicamente construídos. Para tal, será primeiramente exposto um panorama cronológico focado nas animações do estúdio, seguido por uma visão geral dos filmes a serem discutidos e, por fim, da exposição de trechos dos respectivos personagens: o protagonista Aladdin e o vilão Jaffar, de Aladdin (1992); Avó Fa e Chi-Fu de Mulan (1998); Dr. Facilier, Mama Odie, Louis O Crocodilo e Príncipe Naveen, de A Princesa e o Sapo (2009) e Faísca, de Elementos (2023). Após tal exposição, os participantes serão convidados a compor grupos para debater a respeito de tais representações, socializando com o restante da turma, através de exposição oral, os resultados de tais discussões, pautadas em relações construídas entre os objetos de análise expostos na oficina e o repertório dos participantes, expandido a demais referências – sejam advindas de produções cinematográficas derivadas do estúdio ou de demais corporações da mídia estadunidense.
REPRESENTAÇÃO INDEXICAL DE DOCUMENTOS IMAGÉTICOS.
Proponente(s): Virginia Bentes Pinto; Luiz Allan Silvestre de Oliveira
E-mail: vbentes@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: estudantes, técnico-administrativos e professores interessados na temática.
Objetivo: Os objetivos específicos são: Apresentar os software Armadillo aos participantes da oficina; Carregar as imagens, salvas em PNG no sistema; Elaborar representação indexal das imagens; Estruturar os metadados para a representação imagética.
Ementa: Conceituação iconográfica. Representação indexical de imagens. A representação indexical de documentos imagéticos é uma atividade pragmática que tem como objetivo estabelecer metadados visando favorecer o acesso, a recuperação e a preservação da informação em ambientes analógicos e digitais.
REFAZENDO OLHARES: CARACTERIZAÇÃO E ESTIGMAS DA POPRUA A PARTIR DA PSICOLOGIA
Proponente(s): Thamara Barbosa Teixeira Dias; Matheus Alves; Marina Castelo Rodrigues; Laura da Costa Lima
E-mail: thamaradias84@yahoo.com.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 15 pessoas
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação e público geral interessado na temática.
Objetivo: tensionar reflexões conjuntas acerca da atuação com a população em situação de rua, trazendo informações e caracterizações sobre os estigmas e os modos de vida desses indivíduos.
Ementa: A proposta desta oficina visa apresentar a práxis da Psicologia Comunitária a partir das experiências construídas no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Discutiremos, portanto, a gênese social da população em situação de rua; os modos de vida na rua em interface com as intersecções de gênero, de raça e de classe; e os estigmas associados à condição de viver no contexto da rua. Em termos metodológicos, utilizaremos recursos audiovisuais e artísticos produzidos de forma horizontalizada e interativa, ancorados nos preceitos de Paulo Freire, Cezar Wagner e Martin Baró, autores que foram precursores na construção de conhecimentos voltados para a realidade social latino-americana. A fim de retratar os olhares dos participantes a respeito da população em situação de rua, produziremos colagens e lambe-lambe.
CARACTERIZAÇÕES DE LOUCURA E SOBRENATURAL EM PEÇAS SHAKESPEARIANAS, EM PARTICULAR NAS PEÇAS MACBETH, HAMLET, A MIDSUMMER NIGHT ‘S DREAM E OTHELLO.
Proponente(s): Adriana dos Santos Campos; Milena Larissa dos Santos Bentes; Celine dSousa Macario; Gabriel Pontes da Silva; Jessica Kilvia Martins da Silva; Natália Soares Nascimento; Paulo Roberto Nogueira de Andrade OK
E-mail: paulo.andrade@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Estudantes de Letras Português-Inglês; Letras Inglês e demais estudantes e pesquisadores que apresentem interesse no drama shakespeariano e/ou nos temas de loucura e sobrenatural.
Objetivo: O objetivo dessa Oficina é apresentar, explorar e debater as caracterizações de “Madness” (loucura) e “Supernatural” (sobrenatural) apresentadas em obras shakespearianas, destacando relações, ausências e o modo como elas são destacadas dentro dessas peças e como essas caracterizações influenciam diretamente nos personagens, no enredo e no desenrolar de cada obra.
Ementa: Dia 01: – Conversa inicial sobre Shakespeare e as expectativas dos participantes para com a Oficina. – Contextualização histórica e social de Shakespeare. – Apresentar e debater tópicos comuns nas obras de Shakespeare, delimitar as caracterizações de Madness e Supernatural – como elas são apresentadas de modo geral e como Shakespeare as interpreta em suas peças. – Trabalhar com duas primeiras peças: Macbeth e Hamlet. – Propor aos participantes uma leitura dramática de cenas escolhidas de Macbeth e Hamlet. Dia 02 : – Trabalhar com duas outras peças: A Midsummer Night’s Dream e Othello; – Conversa sobre Madness e Supernatural – como os participantes reagiriam se fossem os protagonistas dessas peças. – Exposição de análises feitas anteriormente sobre as obras trabalhadas. – Propor aos participantes uma atividade escrita onde analisam uma das peças trabalhadas na Oficina considerando caracterizações de Madness e/ou Supernatural e as comparam com alguma obra (literatura, pintura, filmes, séries) de interesse do participante.
DE ULISSES A DON QUIJOTE: DE NAVEGANTES, CAVALEIROS E APEADOS.
Proponente(s): Orlando Araújo; Glaudiney Moreira; Dheisson Ribeiro Figueiredo; Karol Stefanie Sousa Garcia; Tito Livio Cruz Romão; Maria Inês Pinheiro Cardoso
E-mail: inesufc@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 60 pessoas
Público-alvo: público geral interessado na temática.
Objetivo:
Ementa: Dia 1: “De Ulisses a Enéias: a descida ao mundo dos mortos” – Prof. Dr. Orlando Luiz de Araújo (DLE) e Glaudiney Moreira Mendonça Junior (Pós-graduando); “A épica Renascentista italiana e a tradição cavalheiresca” – Prof. Dr. Dheisson Ribeiro Figueiredo; Dia 2: “A canção dos Nibelungos ou amor, sofrimentos, coragem, vaidade, trapaça, raiva, ódio vingança e morte.” – Prof. Dr. Tito Livio Cruz Romão. “Rabelais ri da cavalaria: elementos da sátira da gesta em Gargantua e Pantagruel” Profa. Dra. Karol Stefanie Souza Garcia. “Dos Cantares de gesta e Livros de cavalaria à Picaresca e ao Don Quijote: a queda do herói, no Reino onde o sol nunca se punha. Profa. Dra. Maria Inês P. Cardoso.
ANÁLISE LINGUÍSTICA DE REDAÇÕES ENEM: SINTAXE E ARGUMENTAÇÃO
Proponente(s): Maria Clara Gomes Mathias Cavalcanti; Letícia Gonçalves Fonseca; Nick Soares Lima dos Santos
E-mail: nic.ksoares@alu.ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: estudantes do curso de Letras e professores de Redação.
Objetivo: Discutir, através da análise linguística de textos do gênero dissertativo-argumentativo no modelo “Redação ENEM”, a relação entre as construções sintáticas e os efeitos de sentido por estas gerados, fomentando uma reflexão a respeito de construções argumentativas a nível sintático-semântico e a aplicação de tais conceitos ao Ensino de Redação.
Ementa: A oficina abordará, através da análise linguística de textos do gênero dissertativo-argumentativo no modelo “Redação ENEM”, a relação entre as construções sintáticas e os efeitos argumentativos por estas gerados. Para tal, analisaremos, em conjunto com os participantes, a estrutura dos textos. que serão distribuídos na forma de material impresso e destacados no formato apresentação de slides, partindo dos conectivos, das construções oracionais de natureza adverbial e das colocações correlatas e justapostas, tendo em vista a articulação dessas com a finalidade argumentativa. Utilizaremo-nos, nesse sentido, de uma abordagem funcionalista, com base nas obras “A Gramática Funcional”, de Neves (1997), “Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa”, de Fuzer e Cabral (2014) e “Escrever e Argumentar”, de Koch (2016), a partir dos quais se observa que tanto a articulação de orações em estruturas complexas quanto a relação entre os termos de um período simples compõem a argumentação no interior de um texto. Promoveremos, por fim, uma reflexão a respeito do ensino de Redação focado no modelo ENEM, partindo dos aspectos morfossintáticos e chegando a uma abordagem textual, relacionando estrutura e sentido conforme propõe a perspectiva da análise linguística.
A POESIA CEARENSE DA BELLE ÉPOQUE (1900-1922)
Proponente(s): Charles Ribeiro Pinheiro
E-mail: entrelugar.literaturacearense@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 35 pessoas
Público-alvo: estudantes de graduação em Letras, de Humanidade, professores, público em geral.
Objetivo: Esta oficina tem o objetivo de apresentar e analisar a produção poética de importantes escritores e escritoras cearenses, atuantes nas duas primeiras décadas do século XX. A partir do contexto literário da Fortaleza da Belle Époque, será discutida como as publicações literárias cearenses fomentaram a vida cultural e literária de Fortaleza. A oficina ocorrerá em dois encontros, com debates guiados sobre as poesias selecionadas, ressaltando o sincretismo estético e o impacto desses(as) poetas para a construção da tradição poética do Ceará.
Ementa: A cidade de Fortaleza, do final do século XIX até as duas primeiras décadas do século XX, foi um espaço de riquíssima efervescência cultural, política e, sobretudo, de agitada vida literária, com a existência de inúmeras agremiações, revistas e periódicos literários que foram publicados e que circularam dentro e fora do Ceará. Muitos escritores e escritoras publicaram seus poemas e textos nesses periódicos cearenses, tais como o “Almanaque do Ceará”, “Fortaleza”, “Revista da Academia Cearense”, “A República”, e as ideias literárias e a recepção desses textos agitavam os leitores que circulavam nas praças, cafés, clubes, livrarias e colégios da cidade. Muitos escritores e escritoras ficaram conhecidos na cidade e em todo o Ceará por meio da publicação de poemas nesses periódicos, em que prevaleciam o sincretismo literário, isto é, a coexistência de diversos estilos: romantismo, parnasianismo, realismo, neoclassicismo, simbolismo e penumbrismo. A oficina consiste na apresentação, leitura e análise da produção poética de poetisas e poetas cearenses das duas primeiras décadas do século XX. Além da apresentação do contexto literário da cidade de Fortaleza do fim do século XIX e início do XX, do período conhecido como Belle Époque, haverá a leitura, análise e discussão das poesias dos seguintes poetas: Antônio Sales, Alf. Castro, Pe. Antonio Tomás, Paula Nei, Ramos Cotoco, Quintino Cunha, José Albano, Francisca Clotilde, Alba Valdez, Mário da Silveira, Henriqueta Galeno, Júlio Maciel, Cruz Filho, Carlos Gondim, Leão de Vasconcelos, Edigar de Alencar e Otacílio de Azevedo. Também serão apresentadas as coletâneas “A poesia cearense no Centenário” e em “Os novos do Ceará no Primeiro Centenário da Independência”, ambas de 1922. Será discutido como essa intensa produção poética cearense, cujo conjunto de escritores(as) e obras que tomaram por tema o contexto e a circunstância do homem cearense, contribuíram para o enriquecimento cultural do Ceará. A oficina contará com dois encontros de duas horas cada e os poemas serão lidos e discutidos entre o professor e os(as) alunos(as). Portanto, um recurso importante será uma sala que conte com projetor para a apresentação de slides com imagens, tópicos e os textos. As aulas estão construídas de forma didática para o público geral, úteis e atrativas, tanto para alunos de graduação em Letras, quanto para universitários de humanidade em geral, curiosos da história literária do Ceará. A oficina contará com 35 vagas. Como base teórica dessa oficina, salientamos o diálogo com os intelectuais e historiadores: Leonardo Mota (1938), Dolor Barreira (1948), José Ramos Tinhorão (1966), Sânzio de Azevedo (1976) e (1992), Braga Montenegro (1966), Eduardo Campos (1985) e Sebastião Rogério Ponte (2001). A oficina é atividade extra que integra a disciplina “Literatura Cearense II” (HG0091) ministrada no Curso de Letras da UFC, no semestre 2024-2, pelo professor doutor Charles Ribeiro Pinheiro, bolsista FUNCAP de pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFC.
TRADUÇÃO AUDIOVISUAL: TEORIA E PRÁTICA DA LEGENDAGEM
Proponente(s): Natália Cristina dos Santos Magno; Yuri Sales Brasil
E-mail: nataliamagno1@gmail.com; yurisalesufc@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação em Letras, Tradução, Comunicação e áreas afins, além de profissionais interessados na área de tradução audiovisual.
Objetivo: O objetivo desta oficina é introduzir os participantes aos principais conceitos e práticas da tradução audiovisual, com foco na legendagem. A partir das reflexões teóricas de Jorge Díaz Cintas e Aline Remael, a oficina abordará os desafios e técnicas para criar legendas precisas, acessíveis e culturalmente adaptadas para conteúdos audiovisuais, proporcionando uma experiência prática por meio de exercícios de legendagem.
Ementa: Esta oficina oferece uma introdução teórica e prática à legendagem, uma das principais modalidades de tradução audiovisual. Baseada nos princípios descritos por Jorge Díaz Cintas e Aline Remael em *Audiovisual Translation: Subtitling*, a oficina abordará tópicos como: a adaptação de diálogos para o formato de legendas, técnicas de concisão e fidelidade, o impacto cultural na tradução audiovisual e a importância da acessibilidade. A parte prática da oficina incluirá exercícios de legendagem de pequenos trechos de filmes e séries, utilizando ferramentas online de criação de legendas.
EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE LIBRAS PELO CELULAR
Proponente(s): Thayná da Silva Barros
E-mail: thaynabarr09@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 15 pessoas
Público-alvo: público geral
Objetivo: Oportunizar, para iniciantes, algumas orientações sobre edição de vídeos no celular. Hoje em dia, é fundamental ter alguma noção de edição de vídeos, pois desta forma é possível se fazer divulgações que tenham um grande alcance pelas mídias sociais. As orientações serão dadas conforme os requisitos das principais plataformas: YouTube, CapCut, Canva e Instagram. Também serão compartilhadas as regras básicos de gravação e como fazer miniatura para vídeos, colocando-se, inclusive, legendas. Também será demonstrado como se colocar, nos vídeos, intérprete de Libras.
Ementa: Orientações para elaboração de vídeos para as plataformas YouTube e Instagram, utilizando-se os aplicativos gratuitos CapCut e Canva. A oficina é voltada para iniciantes, pois serão compartilhados conhecimentos básicos. Aqueles que já tiverem alguma noção do assunto poderá também participar da oficina a fim de compartilhar seus conhecimentos, inclusive utilizando-se a Libras.
Pré-requisitos: celular com os aplicativos CAPCUT e CANVA.
A UMBANDA NO CEARÁ – HISTÓRIAS E NARRATIVAS
Proponente(s): Antonio George Lopes Paulino; Jean Souza dos Anjos; Leonardo Oliveira de Almeida
E-mail: jeanjos09@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: público geral, maiores de 18 anos.
Objetivo: O território cearense é marcado por culturas, tradições e religiosidades negras e indígenas. Muitas dessas práticas foram apagadas da nossa história por diversos motivos, mas principalmente devido ao racismo religioso que tenta destruir as memórias do nosso povo de terreiro. O objetivo dessa oficina é construir um beco de memórias (Evaristo, 2017) de experiências da macumba cearense, sua transformação sociocultural para o que denominamos de umbanda e o atual contexto contemporâneo dessa prática ancestral e cultural. Desejamos, com esse encontro, contribuir com as reflexões dentro das Ciências Sociais e Humanas sobre as religiões de matriz afro-indígena-cearense.
Ementa: Aulas expositivas em formato de roda de diálogo com ampla exposição de imagens (fotografias e vídeos). Aula 1 – A umbanda no Brasil; aspectos socioantropológicos da “religião brasileira”; umbanda, racismo e resistência. Aula 2 – A umbanda no Ceará; da macumba à umbanda; Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural Imaterial.
CONHECENDO A PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA: OFICINA PARA INICIANTES
Proponente(s): Luiz Ferreira Gomes Junior
E-mail: juniorgomes@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: estudantes de língua inglesa.
Objetivo: Esta oficina tem o objetivo de despertar o interesse e a confiança dos participantes (alunos de graduação interessados nos estudos de língua inglesa) para uso e reconhecimento dos sons básicos da língua inglesa. A oficina oferece uma experiência divertida e interativa para que os alunos entendam as diferenças fundamentais entre o inglês e o português, superem algumas dificuldades comuns e comecem a construir uma base sólida para aprimorar a pronúncia. Por meio de atividades guiadas e exemplos práticos, os participantes darão seus primeiros passos para falar inglês de forma mais clara e natural.
Ementa: Nesta oficina de 4 horas, os participantes explorarão os sons básicos da língua inglesa, desenvolvendo habilidades para reconhecer e produzir sons específicos de vogais e consoantes, utilizando exemplos práticos e atividades guiadas. Serão abordados tópicos essenciais de pronúncia como diferenças entre vogais curtas e longas, distinções entre consoantes sonoras e surdas, além de entonação em perguntas e afirmações. Ao final, espera-se que os alunos tenham mais confiança na pronúncia e estejam aptos a continuar seu aprimoramento de forma independente. A oficina aborda aspectos fundamentais da pronúncia da língua inglesa, incluindo: 1. Introdução à Pronúncia Inglesa • Importância da pronúncia correta para a comunicação eficaz. • Comparação entre o sistema fonético do inglês e do português. 2. Vogais em Inglês • Sons como /i:/ (ex. “see”) e /I/ (ex. “sit”), /u:/ (ex. “do”) e /ʊ/ (ex. “book”), entre outros contrastes de vogais. • Prática de palavras e frases que apresentam essas diferenças. 3. Consoantes em Inglês • Distinção entre consoantes sonoras e surdas, como /θ/ (ex. “thin”) e /ð/ (ex. “though”), /ʃ/ (ex. “ship”) e /tʃ/ (ex. “chip”). • Explicação sobre clusters consonantais (ex. /sts/ como em “costs” e /ndz/ como em “hands”) e as terminações –s e –ed. 4. Conectividade e Entonação • Ligação entre consoantes e vogais e entre consoantes, como em “miss Sanders” e “half full”. • Uso da intonação em tag questions e perguntas afirmativas, melhorando a expressividade e fluidez. 5. Práticas e Exercícios • Exercícios práticos com diálogos e frases para fixação dos sons e contraste fonético. Estrutura das Atividades: 1. Primeira Hora: Introdução e conceitos básicos de pronúncia e fonética do inglês. 2. Segunda Hora: Prática de sons de vogais com exercícios e contrastes. 3. Terceira Hora: Prática de sons de consoantes e clusters consonantais. 4. Quarta Hora: Exercícios de conectividade, entonação e finalização com atividades de fixação e feedback.
INSPIRE-SE!
Proponente(s): Sabrina Elen de Souza Ferreira
E-mail: sabrinaelendesouza@gmail.com
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 07 pessoas
Público-alvo: escritores, de qualquer idade, que também se interessem por outras manifestações artísticas, como a pintura.
Objetivo: Essa oficina tem como objetivo incentivar a produção artística de escritores através da pintura. Escrever pode ser uma tarefa desafiante quando a fonte de inspiração é escassa. O que fazer nas horas de bloqueio criativo, quando escrever é muito difícil? Dar-se um tempo para pensar sobre sua obra de outras maneiras pode ajudar. Seja fazendo uma playlist com músicas que lembrem a história, assistindo filmes com temas similares ou, no caso proposto por essa oficina, manifestando artisticamente a histórias de outras formas, como pintar. Pintar é uma excelente maneira de criar cenas da história, personagens, ambientes que, descritos apenas no papel, ficam difíceis de visualizar, e a falta de estímulo visual pode gerar o bloqueio criativo. Assim, essa oficina de pintura propõe que os escritores soltem a criatividade e deem vida aos seus personagens em uma tela em vez do habitual papel e caneta
Ementa: A oficina “Inspire-se” terá a carga horária de 4 horas e se dividirá em duas partes, uma teórica e a outra prática. O primeiro dia será para conversar sobre como a arte pode inspirar escritores e também sobre conceitos básicos da pintura. Num primeiro momento, será feito uma avaliação acerca dos conhecimentos dos participantes quanto à arte de pintar, então, será discutido os primeiros passos para pintar um quadro, como, por exemplo, como estruturar um rascunho, que pincéis utilizar, o conceito da roda de cores, e como misturar as tintas para obter as cores desejadas. Idealmente, nesse dia a parte prática poderá ser iniciada com os participantes começando a fazer os rascunhos de suas pinturas e dando as primeiras pinceladas. O segundo dia será totalmente dedicado para a realização das pinturas. Os participantes pintarão suas telas e, após finalizarem, haverá o espaço para conversar sobre o que os inspirou, como a tela se relaciona com as histórias que escrevem, e um momento para apreciar a obra de todos.
CUIDANDO DOS LIVROS EM CASA: DICAS IMPERDÍVEIS PARA CONSERVAR E PRESERVAR SUA BIBLIOTECA PESSOAL!
Proponente(s): Cristiane Alves Silva, Renato William Nascimento Sampaio e Letícia Pereira Cardoso
E-mail: cristiane_alves@ufc.br
Dia(s): 04 e 05 de novembro de 2024
Carga horária: 4 horas
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: Todos os estudantes que queiram aprender técnicas práticas para cuidar do seu acervo pessoal.
Objetivo: Proporcionar aos participantes conhecimentos e técnicas práticas para a preservação de livros em casa, visando a proteção, conservação e valorização do acervo literário, garantindo a sua longevidade e acesso para futuras gerações.
Ementa: Nesta oficina, os participantes aprenderão técnicas práticas de preservação de livros por meio da utilização de materiais de uso doméstico e/ou de fácil acesso, como alternativa às ferramentas de uso profissional, visando a manutenção do acervo pessoal. Serão abordadas as principais causas e condições que aceleram a deterioração dos livros, além de estratégias para combatê-las de maneira eficaz. A oficina incluirá uma introdução aos conceitos de conservação, preservação e restauração, proporcionando uma compreensão mais ampla das práticas que garantem a longevidade do acervo literário. Ao final, os participantes estarão capacitados a implementar medidas de proteção e cuidado com seus livros, assegurando que possam ser apreciados por gerações futuras.