Reitor visita Casa de Cultura Hispânica e recebe demandas voltadas à reformas estruturais
Data da publicação: 8 de outubro de 2025 Categoria: NotíciasNa tarde desta terça-feira (7), o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, visitou a Casa de Cultura Hispânica, no Centro de Humanidades. Em reunião com o diretor do Centro de Humanidades, professor Cícero Miranda; o vice-coordenador da Coordenadoria das Casas de Cultura Estrangeira, professor Robson Oliveira; e o coordenador da Casa de Cultura Hispânica, professor Ivan Medeiros, o reitor ouviu demandas e conheceu de perto os trabalhos desenvolvidos na unidade.
O reitor comprometeu-se a buscar recursos orçamentários para reformas estruturais no prédio, que já conta com 64 anos de funcionamento.
SOBRE A CASA DE CULTURA HISPÂNICA – A Casa de Cultura Hispânica (CCH) foi fundada a partir de um convênio celebrado entre a UFC, por meio de seu então reitor e fundador, professor Antônio Martins Filho, e o Instituto de Cultura Hispânica de Madri, atualmente denominado Instituto de Cooperación Iberoamericana. Iniciou suas atividades em 12 de outubro de 1961, sob a direção do professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha. Atualmente, conta com cerca de mil alunos, oito professores efetivos, estagiários, bolsistas de diferentes projetos e um técnico-administrativo em educação.
O estudo da Língua Espanhola é ministrado ao longo de sete semestres, o que possibilita o aprofundamento no conhecimento da rica literatura escrita em castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.