Centro de Humanidades participa do “Seminário em Fortaleza sobre Inteligência Artificial” promovido pela Câmara dos Deputados-CE.
Data da publicação: 25 de novembro de 2025 Categoria: NotíciasO Centro de Humanidades esteve presente no “Seminário em Fortaleza sobre Inteligência Artificial” ocorrido na noite de ontem (24). O evento, realizado pela Câmara dos Deputados-CE, é uma proposição da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), professora licenciada do Curso de Jornalismo da UFC e membro da Comissão Especial sobre Inteligência Artificial (PL 2338/23). O tema abordou a “Proteção de Direitos Fundamentais e Novas Tecnologias por Soberania Digital e sua Regulamentação”, para reunir subsídios que contribuam com a construção do marco legal brasileiro sobre o uso da IA.
O Prof. Júlio Araújo (Departamento de Letras Vernáculas da UFC) participou da Mesa de Debates, composta por acadêmicos, juristas, sociedade civil organizada e representantes do setor privado de tecnologia. Foram convidados especialistas renomados, como Reynald Aragon (INCT-DSI) e Rodrigo Santaella Gonçalves (UECE). A perspectiva dos Direitos Sociais foi trazida por José Vital (INIADS) e Paulo Henrique (Comissão Direito Sindical OAB/Ceará), juntamente com a representação sindical de Enedina Soares (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará) e José Eduardo (Sindicato dos Bancários do Ceará). O pesquisador André Fernandes (IP.rec), representante da Coalizão Direitos na Rede, também apresentou importantes contribuições da sociedade civil no painel.
Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da UFC
Foto: Gutiérrez Reges | UFC Informa
