Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

Laboratório da UFC lança repositório de materiais didáticos de apoio ao ensino de inglês e espanhol

Data da publicação: 27 de novembro de 2025 Categoria: Notícias

O Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (Lappele) da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (24), seu Repositório Institucional de Materiais Didáticos, um conjunto de conteúdos de apoio ao ensino de inglês e espanhol, voltado a professores da educação básica, sobretudo da rede dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI).

Dividido por habilidades (escrever, ler, ouvir e falar) e por níveis de complexidade, o material está disponível para download gratuito a qualquer profissional interessado, a partir de drives armazenados em servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC.

Fruto de um longo trabalho, o repositório começou a ser construído ainda em 2023, quando o Lappele teve projeto aprovado no Edital Pró-Humanidades, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), voltado a pesquisas e projetos nas grandes áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas, linguísticas, letras e artes.

Em 2024, parte desse financiamento foi investido na realização de oficinas de elaboração de material didático-pedagógico de apoio para o ensino de línguas estrangeiras, ministradas pela professora Isabel Alonso, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Autônoma de Madri.

A partir dessa iniciativa, os estudantes deram continuidade ao desenvolvimento do material, que passou por revisão e validação tanto da própria Isabel Alonso quanto de professores dos departamentos de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (Delilt) e de Letras Estrangeiras (DLE) da UFC. O mesmo ocorreu com os conteúdos para língua espanhola, elaborados por alunos da graduação da Universidade Autônoma de Madri.

Assim como outras iniciativas do Lappele, a construção do Repositório Institucional de Materiais Didáticos também contou com apoio financeiro do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de convênio entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

CONQUISTA – Conduzido pelo professor Cícero Araújo de Miranda, diretor do Centro de Humanidades da UFC e professor do Departamento de Letras Estrangeiras, o encontro que marcou o lançamento do repositório aconteceu na sala do Lappele.

Estiveram presentes professores e alunos ligados ao laboratório, além do professor Raimundo da Costa Filho, docente do Departamento de Física da UFC e presidente da Funcap; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Regina Célia Monteiro de Paula; e a vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo.

Para Raimundo Filho, editais como o Pró-Humanidades contribuem para diminuir as desigualdades na distribuição de recursos entre as unidades acadêmicas das universidades – referindo-se aos financiamentos normalmente mais vultosos direcionados às áreas das chamadas ciências duras (ciências naturais, tecnologias, engenharias e matemática).

“Mesmo recursos mais modestos, quando bem distribuídos, podem fazer a diferença para a instituição. É preciso pensar além dos “superlaboratórios”, comentou.

Para Regina Célia, o Repositório Institucional de Materiais Didáticos é um exemplo importante de devolutiva da universidade à sociedade. “Trata-se de um retorno do investimento público, importante não apenas para aqueles que trabalham na educação básica, mas também para o posicionamento da UFC dentro do programa Capes-Global”, referindo-se ao Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES-Global.Edu, que tem por finalidade fomentar a criação de redes de cooperação entre instituições nacionais para promove o desenvolvimento de atividades estratégicas de pesquisa e pós-graduação.

O engajamento e a mobilização institucional também foram ressaltados por Diana Azevedo em sua fala, ao ressaltar que o repositório, assim como o próprio Lappele, é fruto de um trabalho contínuo e coletivo dos departamentos envolvidos. “Foi uma conquista erguida tijolo a tijolo”, comparou, mencionando, ainda, a importância do domínio de uma segunda língua para qualquer carreira.

Conheça o material acessando o site repositoriolappele.ufc.br.

Fonte: Notícia extraída do Portal de Notícias da UFC – www.ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo