O Conselho do Centro de Humanidades aprovou por unanimidade, em reunião realizada em 05 de novembro de 2015, total apoio à Prof. Lola (Dolores) Aronovich, do Departamento de Letras Estrangeiras, por ela estar sendo alvo de difamação e ataques na Internet.
A professora Lola Aronovich escreve há oito anos um dos blogs feministas mais acessados do Brasil, o “Escreva, Lola, Escreva”. A professora participa de importantes debates públicos e é responsável pela divulgação do feminismo de forma clara e responsável. No entanto, um blog falso foi criado em seu nome. Nesse blog, são feitas postagens de discursos pela castração de homens e de apologia ao aborto e infanticídio de meninos, na tentativa de reforçar os mais ridículos estereótipos com relação ao feminismo. Esse blog fake também divulga endereço e telefone residenciais da Prof. Lola, que tem recebido inúmeras ameaças, agora estendidas à sua família e ao seu trabalho.
Para o Conselho do Centro de Humanidades, discordar, ou mesmo não gostar de alguém, é um direito de todos. A Universidade é um espaço democrático de produção do conhecimento e do amplo debate. Difamar, jogar lama nas pessoas, além de inadmissível, é criminoso e deve ser combatido. O Conselho espera que as pessoas envolvidas nessas ações de difamação e calúnia sejam responsabilizadas pelo que dizem e assumam as consequências decorrentes.
O Conselho do Centro de Humanidades, reconhecendo a postura ética, séria e profissional da Prof. Lola Aronovich, se solidariza com ela e repudia as calúnias e os ataques que a professora tem recebido.
Quem conhece a Prof. Lola não se deixa enganar pela falsificação grotesca de suas ideias e pensamentos, mas há os mal-intencionados, os desavisados ou mesmos aqueles que não conseguem fazer uma leitura crítica do que lhes é passado. Desse modo, o Conselho solicita ainda, a todos seus alunos e servidores docentes e técnico-administrativos, que respeitam e reconhecem essa profissional comprometida com a docência e com a UFC, que divulguem os fatos reais em relação ao blog “Escreva, Lola, Escreva”, de modo a evitar a reprodução de conteúdos de ódio creditados de forma infame à nossa querida Prof. Lola Aronovich.
Para mais informações, o Conselho sugere consulta ao blog da professora, o Escreva Lola Escreva, no qual ela explica com detalhes os fatos ocorridos:
http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2015/11/site-falso-no-meu-nome-obviamente-nao-e.html
http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2015/11/um-desabafo-com-licenca.html