1° Simpósio Nós na Universidade: Povos tradicionais, educação e políticas públicas

Data de publicação: 7 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

O 1° Simpósio Nós na Universidade: Povos Tradicionais, Educação e Políticas Públicas, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH-UFC) e o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC/UFC), tem por objetivo geral refletir sobre as relações de poder na produção, circulação e consumo de conhecimentos nas universidades públicas brasileiras. O evento terá o formato de rodas de conversas e minicursos e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro e terá transmissão virtual.

O “Nós na universidade” visa enfatizar as estratégias de articulação dos diferentes saberes, buscando promover a educação antirracista e a promoção e qualificação das ações afirmativas. Reconhecendo como legítima e necessária a integração entre a Universidade e os chamados Povos Tradicionais na construção das pautas da educação básica do ensino de História e da preservação do Patrimônio das diversas etnias, busca-se refletir sobre os grupos que historicamente estiveram excluídos dos espaços acadêmicos, como os povos indígenas, quilombolas, ciganos.

O 1º Simpósio está sintonizado também com as políticas de memória do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa (NUDOC), do Departamento de História da UFC, que possui um dos maiores acervos sobre os povos indígenas do estado do Ceará e está em fase de elaboração do projeto de extensão “Mural COVID 19” (Museu Digital das resistências anticoloniais – povos indígenas, de terreiro e quilombolas), sobre as experiências de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Inscrição na monitoria do evento

Site do evento