Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

Documentários do docente Alexandre Vale são agraciados em Festival de Cinema

Data de publicação: 8 de fevereiro de 2021. Categoria: Notícias, Notícias

Dois documentários dirigidos por Alexandre Fleming Câmara Vale, professor do Departamento de Ciências Sociais, são agraciados no 13° Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada.

O documentário “Fatinha” recebeu a premiação Menção Honrosa Pela Contribuição Histórica. O filme aborda a história de Maria da Silva, conhecida como “Fatinha”, natural de Canoa Quebrada. Ela foi adotada aos 14 anos por membros de uma equipe de produção francesa que filmava, em Majorlândia e Canoa Quebrada, o longa-metragem de ficção Operação Tumulto (“Le Grabuge”), sob a direção de Edouart Luntz. Nos idos de 1967, Canoa ainda era uma praia longínqua e desconhecida. A história de Fatinha transformou-se na narrativa fundadora do processo de internacionalização de Canoa.

Já “Operação Canoa”, teve exibição especial na cerimônia de encerramento do Festival. O documentário resgata a investigação antropológica realizada em Canoa Quebrada pela pesquisadora Teresinha Alencar e equipe do Instituto de Antropologia do Ceará, ocorrida em 1967. Teresinha Alencar, professora aposentada e umas das fundadoras do Curso de Ciências Sociais da UFC, foi homenageada durante o evento.

O Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada ocorreu de forma online no período de 23 a 28 de janeiro de 2021. Durante o evento, foram exibidas 24 produções entre ficções, documentários e experimentais de 14 estados, na Mostra Competitiva de Curtas-metragens; 12 curtas-metragens na Mostra Infantil; e nove produções cinematográficas cearenses na Mostra Curta Ceará, além de um seminário sobre “Políticas Públicas para o Audiovisual e o Desafio da ANCINE”.

O conteúdo do evento está disponível no Canal do Youtube.

Acessar Ir para o topo