Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra 50 anos do curso de Psicologia da UFC
Data da publicação: 27 de agosto de 2024 Categoria: NotíciasO Dia Nacional do Psicólogo e os 50 anos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram celebrados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na noite desta segunda-feira (26/08), no auditório da Assembleia. A solenidade atendeu a requerimento dos parlamentares estaduais Larissa Gaspar (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Renato Roseno (Psol), com coautoria de De Assis Diniz (PT).
A deputada Larissa Gaspar falou da alegria de poder realizar a solenidade em reconhecimento ao Dia do Psicólogo e os 50 anos do Curso de Psicologia e ressaltou a importância dos profissionais. “Essa profissão nos dá muita admiração porque ajuda as pessoas a conhecerem a si mesma, a se entenderem, a encontrar ali quais são as suas possibilidades, quais são os seus desafios. Então é através da psicologia que a gente se descobre e também passa a se relacionar de uma forma melhor para o mundo”, enfatizou.
A Profaª Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, também se manifestou para celebrar a homenagem e a atuação dos profissionais. “Quero dizer que eu estou me sentindo muito feliz com esse momento aqui. Nós nunca tivemos tão adoecidos mentalmente. E aí eu valorizo e louvo a profissão de vocês, que é uma profissão extremamente interdisciplinar, tem um pouco de ciências sociais, antropologia, tem um pouco de ciências médicas, tem de tudo um pouco. Então realmente é de se comemorar esse meio século”, parabenizou.
Durante a solenidade, foram homenageados diversos profissionais de psicologia, dentre eles, os docentes ativos e aposentados do Curso de Psicologia da UFC: Profa Angela Pinheiro, Prof. Cássio Braz, Prof. Cezar Gois, Profa. Verônica Ximenes e Profa. Veriana Colaço.
Alguns grupos também foram homenageados: Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, representado por Núbia Dias Costa; Grupo de Pesquisas e Intervenções Sobre Violência e Exclusão Social e Subjetivação (Vieses/UFC), representado por João Paulo Pereira; Núcleo de Psicologia Comunitária (Nucom/UFC), representado por Verônica Morais Ximenes e Cézar Wagner; e o Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas Sobre a Criança (Nucepe/UFC), representado por Angela Pinheiro.