CAPES aprova criação de Doutorado em Estudos da Tradução

Data de publicação: 29 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará divulga sua mais recente conquista: a aprovação do curso de Doutorado na área de Estudos da Tradução.

A criação do curso foi aprovada no dia 28 de agosto pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), colegiado vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) regulamenta a abertura de cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil e é realizada a partir da submissão de propostas à avaliação da CAPES. Após análise documental e de mérito, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES deliberará pela aprovação ou não aprovação da proposta.

Os docentes, Prof.ª Luana Ferreira de Freitas e Prof. Walter Carlos Costa, estiveram à frente do processo de submissão de proposta para criação do Doutorado. ‘’Somos apenas três programas stricto sensu específicos em Estudos da Tradução no país e agora, com a aprovação do nosso APCN, somos o primeiro doutorado das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em Estudos da Tradução(ET). Essa aprovação atesta não apenas a crescente relevância dos ET no país, como também a força da UFC, do CH e da POET, que em 2024 completará 10 anos’’, salienta a docente do programa responsável pela elaboração do projeto, Prof.ª Luana Ferreira de Freitas.

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução
Avenida da Universidade, 2683. Bloco Didático de Letras Noturno, térreo. Campus do Benfica, Área 1. CEP 60020-180 Fortaleza, CE – Brasil
Contato:(85) 3366-7912 E-mail: poet@ufc.br