Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

Conquista histórica – CONSUNI aprova a inclusão das Casas de Cultura Estrangeira no Estatuto da UFC

Data da publicação: 1 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

Uma conquista histórica para as Casas de Cultura Estrangeira, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal do Ceará, a maior estrutura de ensino de línguas entre as Universidades Federais do Brasil. Foi aprovado no Conselho Universitário (CONSUNI), a atualização do Estatuto da UFC e a aprovação de nova Resolução sobre o funcionamento do setor.  

O Estatuto da UFC contém as definições e formulações básicas para a organização e o funcionamento da Universidade. Com a aprovação dos Conselheiros no CONSUNI, as Casas de Cultura Estrangeira serão incluídas como parte integrante do organograma da Universidade na nova atualização do documento. Embora historicamente reconhecidas pela UFC e por toda a sociedade cearense, as Casas não constavam no principal documento da UFC, ou seja, seu Estatuto. 

A segunda matéria aprovada no CONSUNI, dispõe sobre a nova Resolução que contém as diretrizes, procedimentos e normas que disciplinam a organização, as competências e o funcionamento das Casas de Cultura Estrangeira. A Resolução anterior, de 29 de outubro de 1993, já possui trinta e um anos e não atendia às necessidades atuais.

As Casas de Cultura Estrangeira são equipamentos da Universidade anteriores à formação do Centro de Humanidades, onde estão albergadas. A mais antiga delas, a Casa de Cultura Hispânica tem sua fundação em 1961, ou seja, há 63 anos, enquanto neste ano de 2024, o Centro de Humanidades completa 55 anos. 

As Casas de Cultura realizam atividades de extensão, o ensino e a pesquisa, o tripé constitutivo da UFC. As matérias aprovadas no CONSUNI reconhecem o brilhante papel das Casas de Cultura para a formação linguística da comunidade interna e externa da UFC e o papel estratégico desse setor no fortalecimento da internacionalização da Universidade.

Acessar Ir para o topo