ELMC promovem, nos dias 4 e 5 de dezembro, ciclo de palestras “A consciência negra em cena”
Data da publicação: 29 de novembro de 2024 Categoria: NotíciasOs Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) promovem, nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683 – área I do Centro de Humanidades), a partir das 18h30min, o evento “A consciência negra em cena”. Integram a programação palestras com os convidados Liliana Matos, que falará sobre o Teatro Experimental do Negro, de Abdias do Nascimento; e Emanuel Gonçalves, que abordará o livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. A participação é aberta ao público.
“Abdias do Nascimento: a consciência negra em cena” é o tema da palestra que será realizada no dia 5, pela docente Liliana Matos, do curso de Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Na ocasião, serão destacadas as contribuições político-filosóficas do Teatro Experimental do Negro, criado há 80 anos por Abdias do Nascimento.
“A criação do Teatro Experimental do Negro eclode como resposta ao impacto ético-estético vivenciado por Abdias do Nascimento, ao assistir em 1941 na capital do Peru, o espetáculo O Imperador Jones de Eugene O’Neill, e deparar-se com o papel do herói representado por um ator branco tingido de preto. Esse fato, associado ao protagonismo político de Abdias do Nascimento, trouxe à tona a discussão sobre a presença negra na cena teatral brasileira”, comenta Liliana Matos.
No dia 5, o professor de língua portuguesa Emanuel Gonçalves irá apresentar a palestra “Como Quarto de Despejo se tornou um clássico: a história do diário da fome de Carolina Maria de Jesus”, discutindo a aclamação e os apagamentos da obra ao longo dos anos. “Quem observa tal momento de consagração pode não conhecer a trajetória árdua e acidentada que essa obra e sua autora tiveram de percorrer até conseguirem se “infiltrar” – para usar um termo da escritora – no cânone literário de nosso país”, aponta o palestrante.
INSCRIÇÕES – A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas em link disponível na bio do perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário e local dos eventos. O evento contará com declaração de participação e sorteio de livros.
SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos, como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, como homenagem ao seu fundador. Atualmente, como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debate sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no Youtube (https://tinyurl.com/4xpfzdud), em seus perfis nas redes sociais Instagram (@e.l.moreiracampos) e Facebook (@encontrosdaufc) e ainda pelo podcast dos ELMC (https://tinyurl.com/2yuvfu8y).
Fonte: Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: bolsistasmcampos@gmail.com