Evento marca a inauguração do novo espaço do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (LAPPELE)
Data da publicação: 27 de agosto de 2024 Categoria: NotíciasNa tarde de segunda, 26, foi realizada a inauguração do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (LAPPELE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (PPGL/UFC). A nova estrutura física com novos equipamentos e sala exclusiva no bloco do curso de Letras Noturno (CH1) abrigará as atividades desenvolvidas no LAPPELE, que alberga pesquisas de professores dos departamentos de Letras Estrangeiras, de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução e das Casas de Cultura.
No evento de inauguração estiveram presentes o reitor Prof. Custódio Almeida, a vice-reitora, Profa. Diana Azevedo, a pró-reitora da Universidade Autônoma de Madrid, Profa. Isabel Alonso, demais pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas.
Atualmente composto por dez pesquisadores, o LAPPELE agora inicia uma nova etapa, com uma série de atividades planejadas. Segundo o professor Cícero Araújo de Miranda, diretor do Centro de Humanidades e docente do Departamento de Letras Estrangeiras, já nesta semana acontecem duas oficinas com a professora Isabel Alonso, da Faculdade de Formação de Professores da Universidad Autónoma de Madrid.
“Em maio deste ano estivemos em Madrid, onde produzimos materiais para o espanhol como língua estrangeira. Agora, Isabel Alonso vem para cá para produzir material didático sobre o inglês como língua estrangeira. Ela também vai ministrar uma palestra para alunos de graduação e pós-graduação. Tivemos ainda uma reunião com o reitor da UFC, Custódio Almeida, com a Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), para tratarmos de um acordo de cooperação entre a UFC e a Universidad Autónoma de Madrid”, completa Cícero.
O projeto trará importantes avanços para políticas públicas, projetos pedagógicos, didáticas e abordagens voltados à formação de docentes, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.