Ex-aluna do Centro de Humanidades, Cacika Irê, assume a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará
Data da publicação: 13 de janeiro de 2023 Categoria: NotíciasJuliana Alves Jenipapo, Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé, foi nomeada Secretária dos Povos Indígenas do Ceará pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas. A nova Secretária é liderança reconhecida no movimento indígena cearense e nacional e tem sua formação acadêmica vinculada à UFC e à UNILAB, através da licenciatura em Educação Intercultural Indígena e Mestrado em Antropologia do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC/UNILAB.
Cacika Irê é uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e vice-coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice). Filiada ao PcdoB, Juliana é filha da cacika pequena, a primeira mulher a comandar uma aldeia no Brasil.
Em seu trabalho de mestrado, sob orientação do Prof. Rhuan Carlos Lopes, Juliana Alves discorreu sobre a trajetória da Cacique Pequena do Povo Jenipapo-Kanindé, no Ceará. A pesquisa demostrou a relação das ações políticas da Cacique com a luta dos povos indígenas no estado, em particular da participação das mulheres indígenas nas reinvindicações por direitos etnicamente diferenciados.
Conforme divulgou em suas redes sociais, a sua posse na Secretaria “representa a reparação histórica para todo movimento indígena a nível nacional, pois demarca os avanços das políticas indigenistas frente ao novo governo”.