II Mesa Redonda Internacional sobre Representação, Terminologia e Organização da Informação (RpTermInfo).

Data de publicação: 3 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

No dia 06 de dezembro de 2021, segunda-feira, no horário de 9h às 12h30, a Universidade Federal do Ceará sedia, a II Mesa Redonda Internacio al sobre Representação, Terminologia e Organização da Informação (RpTermInfo). O evento é internacional e organizado pelo Grupo de Pesquisa em Representação da Informação (GPRI/UFC/CNPq) e conta com a parceria do Departamento de Ciências da Informação, Canal Plurissaberes, Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, Biblioteca de Ciências Humanidades da UFC e dos Estudantes da Disciplina Terminologia e Representação da Informação do PPGCI-UFPB . É em formato remoto, gratuito e aberto ao público no canal Plurissaberes.

Os participantes do RepTermInfo terão a oportunidade de conferir palestras cujas temáticas englobam as seguintes temáticas: terminologia, representação da informação e do. A programação do RepTermInfo começa às 9h. A primeira palestra cuja temática versará sobre Gestão de terminologia e árvore de domínio será ministrada pela Profª. Dra. Maria da Graça Krieger, aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder Projeto Terminológico Cone Sul (TERMISUL). Em seguida, às 9:55 o Prof. Dr. Jose Antonio Moreiro Gonzalez Universidad Carlos 3- Espanha – Departamento de Bilioteconomía y Documentacíon discorrerá sobre Tendencias y enlaces cruzados en vocabularios semánticos (Tendências e ligações cruzadas em vocabulários semânticos). As 10:35, a Profª Dra. Graziela Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Ciência da Informação abordará o tema Representação da Informação em Documentos Arquivísticos e às encerrando as conferências, 11:15, o Prof. Dr. Jean-Guy Meunier do Departamento de Filosofia da Université du Quebéc à Montréal (UQaM) – Laboratoire de l’Analyse cognitve de l’Information (LANCI) refletirá sobre Modeling conceptual categorization in textual knowledge representation (Modelização da categorização conceitual na representação do conhecimento). Em seguida, às 11:55 teremos os debates e o encerramento.

Instagram: @repterminfo