Jornada de Residualidade Literária e Cultural conta com presenças nacionais e internacionais no Auditório José Albano

Data de publicação: 26 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

Reunindo docentes e discentes para um ciclo de palestras, teve início na terça-feira (19) a X Jornada de Residualidade Literária e Cultural (JORLIC), no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. Realizada pelo Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC), do Departamento de Literatura da UFC, a edição de 2023 conta com o tema “Tradição e ruptura: resistência e resíduo”.

Na abertura do evento, a mesa de apresentação foi ocupada pelos professores Elizabeth Dias, coordenadora-geral da JORLIC; Cássia Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada; Jimmy Costa, coordenador-geral das Casas de Cultura Estrangeira; e Tito Barros, presidente da Associação Nacional de História – seção Ceará.

Alunos e professores presentes na JORLIC destinaram a atenção ao Prof. Roger Chartier, pensador contemporâneo francês que participa pela primeira vez da jornada. O estudioso pertence à quarta geração da Escola dos Annales, movimento do século XX que modificou a forma de se compreender a história, incorporando a ela métodos de estudo das ciências sociais.
A teoria da residualidade, apresentada na jornada, foi sistematizada pelo Prof. Roberto Pontes, docente aposentado da UFC, que compôs a primeira mesa- redonda junto a Chartier. Nessa teoria, buscou-se evidenciar e explicar como características do passado apresentam-se no presente na literatura e cultura. “Particularmente, não estava totalmente familiarizado com a noção de residualidade, e então foi uma boa oportunidade de refletir sobre o que seria a nossa maneira de pensar em outras perspectivas os temas que se vinculam com a noção de residualidade”, pontua o Prof. Chartier sobre a sua primeira participação na jornada.

A Profª Elizabeth Dias, coordenadora do evento, explica a importância da participação de Chartier nesse momento. “Trazer também esse representante da história, em que ele emprega e reconhece os nossos estudos de uma teoria sistematizada aqui na nossa Universidade, nascida no nosso departamento e no nosso programa de pós-graduação, é mais representativo ainda, valoriza muito mais a nossa Instituição”, evidencia a professora.

A programação da JORLIC, que conta também com mesas-redondas, minicursos e lançamentos de livros sobre a teoria da residualidade, vai até esta quarta-feira (20). As inscrições podem ser realizadas na entrada do auditório. Saiba mais sobre a programação no site da JORLIC (https://geresidualidade.wixsite.com/xjorlic).
Fonte: Profª Elizabeth Dias Martins, coordenadora-geral da JORLIC – e-mail: geresidualidade@gmail.com