Lançamento do livro “Linha Férrea” da escritora Tércia Montenegro

Data de publicação: 28 de outubro de 2021. Categoria: Notícias

A escritora e professora do Departamento de Letras Vernáculas, Tércia Montenegro, está relançando seu livro Linha Férrea, o livro foi publicado originalmente em 2001 como vencedor da categoria conto do Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido no ano anterior pela revista CULT.

A edição especial marca os 20 anos de sua primeira publicação. Até o dia 5/11, os exemplares podem ser comprados com frete grátis no site da Editora Grua em www.grualivros.com.br

Sinopse: Linhas férreas cortam paisagens, emprestam-lhes movimento e pouso, determinam os campos de trânsito e comércio, sublinham os espaços de multidão e exílio. Se a imagem que organiza esta coletânea de contos curtos suscita rigor plúmbeo, é apenas para conferir mais acento ao colorido de transbordamentos e latências que dominam cada uma das situações colocadas um vizinho malcriado, o instantâneo de um homem que descansa em frente ao mar, um casal e suas distâncias numa mesa de restaurante, uma menina e os significados da casa da avó. Histórias em que o tempo da ação se vê dominado pela força gravitacional da memória e suas projeções; o foco narrativo dominado pela perplexidade ante o mistério da manifestação exterior de medos e desejos; o silêncio que contorna experiências de cárcere, fraternidade e impermanência os quadros expostos dão notícia de um universo em que pouco interessam identidades regionais ou predominâncias do urbano ou rural: teatros, praças, praias, restaurantes, prisões, asilos, casas de fazenda e apartamentos são os palcos assina-lados pelas variadas paixões e sentimentos de seus atores.

Sobre a autora: Tércia Montenegro nasceu em 1976, em Fortaleza. Fotógrafa e professora da Universidade Federal do Ceará. Em 1999, ganhou a Bolsa para Escritores Brasileiros com Obra em Fase de Conclusão, da Biblioteca Nacional, e em 2000 venceu, com Linha Férrea, o prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult. O tempo em estado sólido (2012) foi selecionado na Temporada de originais da Grua, foi finalista do Jabuti e do prêmio Portugal Telecom. É autora dos romances Turismo para cegos (2015), laureado com o prêmio Machado de Assis. Em 2019, lançou seu segundo romance, Em plena luz. Tércia também escreveu histórias voltadas para o público infanto-juvenil e tem contos traduzidos para o espanhol, francês, inglês, alemão e finlandês, integrando várias antologias nacionais e estrangeiras.