PROGRAD e PREX promovem reuniões com os responsáveis pelos cursos de licenciatura do Centro de Humanidades
Data da publicação: 5 de dezembro de 2024 Categoria: NotíciasCom o objetivo de discutir as mudanças das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), as equipes da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), da Universidade Federal do Ceará, organizaram um calendário de reuniões com responsáveis pelos cursos de Licenciatura da Universidade.
A série de reuniões teve início ontem (2), na sala do Conselho de Centro, do Centro de Humanidades I, quando as equipes começaram a tratar de assuntos relacionados à reformulação dos projetos pedagógicos das licenciaturas da UFC, para atender as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), documento de maio de 2024. Até o dia 12 de dezembro estão programados outros quatro encontros.
A Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) da Prograd/UFC, está estudando as DCNs desde junho, para orientar as reformulações necessárias.
MUDANÇAS – As principais mudanças implicam na reorganização dos componentes curriculares em torno de um eixo de formação geral, um eixo de formação específica, unidade curricular de extensão e o cumprimento da carga horária dos estágios curriculares obrigatórios.
Atualmente, a COPAC está realizando um itinerário com as unidades acadêmicas que oferecem cursos de licenciatura, com o objetivo de não apenas orientar e prestar assessoria, mas também de ouvir como essas unidades interpretam as DCNs. O processo visa identificar as necessidades de adaptação e modulação de seus projetos pedagógicos, considerando as especificidades de cada realidade institucional e a aplicação adequada dos dispositivos presentes nas DCNs, como explica a Profa. Gretha Maia, coordenadora da COPAC/PROGRAD/UFC:
“Então, agora é o itinerário que nós estamos fazendo com as unidades acadêmicas, que têm curso de licenciatura, para não só orientar, prestar assessoria, como para ouvir dessas unidades, como é que elas estão fazendo a leitura das DCNs, o que é que elas gostariam de modelar, fazer uma modulação dos seus projetos pedagógicos, a partir também de uma compreensão adequada à sua realidade do que são esses dispositivos da DCN.”
Os encontros são pautados em discutir a prática curricular, com foco na implementação desde o primeiro semestre do curso, priorizando ou até mesmo realizando-a exclusivamente nas escolas. Esses momentos servem como espaços de fala e escuta, permitindo compreender como as diretrizes curriculares são interpretadas a partir da realidade de cada curso.
RESULTADOS – Além disso, a COPAC está orientando os projetos pedagógicos das licenciaturas de Itapajé com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Recentemente, foram avaliadas duas licenciaturas do Instituto Universidade Virtual (IUVI), as quais foram reformuladas para atender a essa resolução, e o resultado foi uma nota 5, a nota máxima.
PARTICIPANTES – A série de encontros inclui as principais unidades que oferecem o curso de Pedagogia: o Centro de Humanidades, a Faculdade de Educação, o Centro de Ciências, o Instituto de Cultura e Arte, o IUVI, o Curso de Música de Sobral e o Curso de Educação Física – Licenciatura.
Estavam presentes na sala de reunião do conselho do CH na segunda-feira, dia 2 de dezembro, os professores:
Luiz Fábio Silva Paiva (Ciências Sociais)
Francisco Willams Ribeiro Lopes (Ciências Sociais)
Kleiton de Sousa Moraes (História)
Rômulo de Carvalho Rocha (secretário de Letras Espanhol – Noturno)
Antonio Cristian Saraiva Paiva (Psicologia)
Fábio Nunes Assunção (Letras Inglês – Noturno)
Mariana Farias Lima (Letras – Libras)
Marta Cavalcante Benevides Loureiro (Letras – Libras)
Camila Stephane Cardoso Sousa (Letras – Diurno)
Hermógenes David de Oliveira (Prograd)
Equipe COPAC: Gretha Leite Maia, Stênio Paiva, Natália Pires e Adauto Lacerda
Equipe PREX: Bernadete Porto e Aline Viana
Fonte: Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular – e-mail: copac@prograd.ufc.br