Trabalho sobre fortalecimento da relação entre comunidade acadêmica e biblioteca da UFC conquista terceiro lugar em congresso
Data da publicação: 8 de janeiro de 2025 Categoria: NotíciasO trabalho “Fortalecendo a Biblioteca das Casas de Cultura Estrangeira da UFC através da criação de comunidades e grupos no WhatsApp”, desenvolvido por estudante e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi eleito um dos três melhores trabalhos do eixo Gestão e Liderança em Movimento do XXX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. A lista dos selecionados foi divulgada no dia 2 de janeiro.
O artigo submetido ao congresso apresenta uma proposta de comunidades e grupos no WhatsApp com o objetivo de fortalecer a relação entre a biblioteca universitária e a comunidade acadêmica. Além de resgatar o histórico de duas das bibliotecas da Universidade, também discute a metodologia de trabalho e as estratégias adotadas na criação de comunidades e grupos, tendo como referenciais teóricos o planejamento estratégico, a avaliação de acervos e a disseminação seletiva de informação. O estudo aponta que a plataforma de mensagens agrega valor às atividades da biblioteca e contribui para aproximá-la de seu público.
O trabalho foi desenvolvido por Francisco Edvander Pires Santos, bibliotecário da UFC; Luiz Allan Silvestre de Oliveira, estudante do curso de Biblioteconomia da UFC; professor Jimmy Robson Rodrigues da Costa, coordenador-geral das Casas de Cultura Estrangeira da UFC; e Joana d’Arc Páscoa Bezerra Fernandes, bibliotecária da UFC.
O evento foi realizado de 25 a 29 de novembro de 2024, em Recife (PE). Após a avaliação da comissão, os autores redesenharão o trabalho para versão de artigo a ser publicado na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, mantida pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).
Fonte: Francisco Edvander Pires Santos, bibliotecário da UFC – fone: (85) 3366-7499