Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

Nota de Apoio do Conselho do Centro de Humanidades ao Posicionamento da Universidade Federal do Ceará

Data da publicação: 3 de junho de 2016 Categoria: Notícias

O Conselho do Centro de Humanidades aprovou, por unanimidade, em reunião realizada em 01 de junho de 2016, total apoio à nota emitida pela Administração Superior da UFC, na última sexta feira, 27 de maio, em resposta ao fato ocorrido em um seminário acadêmico e temático, promovido pelo Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade, da área de Ciências Sociais.

O Seminário contou também com intervenções artísticas e uma delas, produto de um trabalho acadêmico orientado e avaliado por docentes da UFC e já encenada em outros palcos da cidade, foi motivo de acirrada controvérsia. Algumas cenas dessa intervenção foram fotografadas e veiculadas de forma descontextualizada em redes sociais, gerando diversas reações, marcadas pela intolerância. O ator da encenação e alguns professores passaram a sofrer xingamentos e ameaças graves, incluindo intimidações de morte.

Na nota, a UFC reafirma e o Centro de Humanidades corrobora os valores da “pluralidade, direitos humanos, direitos ambientais, defesa do bem público, liberdade de expressão e o respeito às diferenças – políticas, religiosas, artísticas, étnicas, de gênero”. Dessa forma, o Centro de Humanidades, usando das palavras emitidas pela Administração Superior, reafirma: “não institucionalizaremos a censura prévia ou a censura como critério preventivo de conflitos intelectuais e ideológicos, pois estaríamos negando nossa maioridade intelectual e universitária se, em vez de enfrentarmos racionalmente os desacordos e dissensos, tão naturais numa sociedade democrática, optássemos por inibi-los, proibi-los e negá-los. Porque defendemos a liberdade de expressão, também reconhecemos o inalienável respeito às posições religiosas, políticas, filosóficas e científicas, que precisam aprender a conviver na Universidade e na sociedade”.

O Conselho do Centro de Humanidades se solidariza com e repudia as ameaças e os ataques endereçados ao ator e aos organizadores e promotores do Seminário, ao mesmo tempo que agradece o apoio dado aos mesmos pela Administração Superior da UFC.

Prof. Vládia Maria Cabral Borges
Diretora do Centro de Humanidades

Prof. Danyelle Nillin Gonçalves
Vice-Diretora do Centro de Humanidades

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo