Nota de Apoio do Conselho do Centro de Humanidades ao Posicionamento da Universidade Federal do Ceará

Data de publicação: 3 de junho de 2016. Categoria: Notícias

O Conselho do Centro de Humanidades aprovou, por unanimidade, em reunião realizada em 01 de junho de 2016, total apoio à nota emitida pela Administração Superior da UFC, na última sexta feira, 27 de maio, em resposta ao fato ocorrido em um seminário acadêmico e temático, promovido pelo Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade, da área de Ciências Sociais.

O Seminário contou também com intervenções artísticas e uma delas, produto de um trabalho acadêmico orientado e avaliado por docentes da UFC e já encenada em outros palcos da cidade, foi motivo de acirrada controvérsia. Algumas cenas dessa intervenção foram fotografadas e veiculadas de forma descontextualizada em redes sociais, gerando diversas reações, marcadas pela intolerância. O ator da encenação e alguns professores passaram a sofrer xingamentos e ameaças graves, incluindo intimidações de morte.

Na nota, a UFC reafirma e o Centro de Humanidades corrobora os valores da “pluralidade, direitos humanos, direitos ambientais, defesa do bem público, liberdade de expressão e o respeito às diferenças – políticas, religiosas, artísticas, étnicas, de gênero”. Dessa forma, o Centro de Humanidades, usando das palavras emitidas pela Administração Superior, reafirma: “não institucionalizaremos a censura prévia ou a censura como critério preventivo de conflitos intelectuais e ideológicos, pois estaríamos negando nossa maioridade intelectual e universitária se, em vez de enfrentarmos racionalmente os desacordos e dissensos, tão naturais numa sociedade democrática, optássemos por inibi-los, proibi-los e negá-los. Porque defendemos a liberdade de expressão, também reconhecemos o inalienável respeito às posições religiosas, políticas, filosóficas e científicas, que precisam aprender a conviver na Universidade e na sociedade”.

O Conselho do Centro de Humanidades se solidariza com e repudia as ameaças e os ataques endereçados ao ator e aos organizadores e promotores do Seminário, ao mesmo tempo que agradece o apoio dado aos mesmos pela Administração Superior da UFC.

Prof. Vládia Maria Cabral Borges
Diretora do Centro de Humanidades