Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

Rastros Urbanos lança exposição Guardiãs das Memórias no MAUC-UFC

Data de publicação: 2 de junho de 2023. Categoria: Notícias

Guardiãs das Memórias é uma experiência montada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, com curadoria de Cristina Maria e Alana Brandão, que convida a todos para conhecer histórias de mulheres a partir de suas memórias e álbuns fotográficos, refletindo suas próprias existências. Desde fotografias, bordados, ilustrações, coisas, passando por matérias de jornais e trabalhando com tecidos e linhas, essa experiência traz várias mulheres como guardiãs de memórias que são importantes para suas vidas e para a história da cidade onde nasceram e/ou viveram.

A Guardiãs das Memórias, para além de uma exposição, tem sido chamada de experiência porque trará também algumas oficinas, minicursos e palestras que acontecerão ao longo do período de exposição no MAUC. À medida que abrirem as inscrições para as atividades, iremos divulgando.

O Rastros Urbanos é um grupo que existe desde 2011 e há 7 anos se dedica à extensão e pesquisa, concentrando-se em estudar a cidade de Fortaleza a partir das imagens que seus habitantes guardam em suas casas, trazendo o afeto existente nas ruas e elucidando histórias magníficas de mulheres do cotidiano.

Cristina Maria da Silva é formada, Mestre e Doutora em Ciências Sociais, tem pós-doc em Antropologia e Literatura Africana e é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos e, desde 2016, do Projeto de Extensão “Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais”.

Alana Brandão Moura é Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, membro e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, bordadeira desde 2020 na modalidade do bordado livre e aprendiz de bordado em fotografia, além de apaixonada por fotografia desde sempre.

A expografia foi feita por Tinally Carneiro Batista que é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Patrimônio e Cidade pela Faculdade Meio Norte/PI, Docente em arquitetura e Urbanismo na Unip/Faece e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos.

SERVIÇO 
Exposição Guardiãs das Memórias
De Rastros Urbanos
Abertura: 05 de junho às 14h
Em cartaz até 14 de julho de 2023
Museu de Arte da UFC – Mauc
Av. da Universidade, 2854, Benfica
Horário: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h | Em sábados previamente divulgados: das 9h às 13h
Entrada e estacionamento gratuitos
Aberto a todos os públicos

Acessar Ir para o topo