AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL acontece até 08/07/16

Data de publicação: 4 de julho de 2016. Categoria: Notícias

“Dizer o que pensa gera possibilidades”
Estudantes e professores de todos os cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Ceará devem participar, até 8 de julho, de mais uma edição da Avaliação Institucional.
Trata-se de uma oportunidade de a comunidade acadêmica formalizar suas impressões sobre a qualidade dos cursos, a infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas, os corpos docente e discente, a coordenação, dentre outros aspectos referentes ao semestre letivo 2016.1. Com o resultado, a Universidade traça um diagnóstico da graduação, reconhecendo pontos fortes e identificando eventuais lacunas.

É rápido e fácil fazer a Avaliação Institucional, bastando acessar os formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Cada aluno e professor deve responder aos formulários disponíveis no menu Ensino do SIGAA
A participação não é obrigatória para estudantes, mas é muito importante que todos se engajem, para garantir que o diagnóstico seja fidedigno. Na última edição, 60,64% dos alunos aptos participaram do processo. A obrigatoriedade se aplica somente a professores de cursos de graduação presenciais das classes a, b e c.
Os alunos opinarão sobre os seguintes pontos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório), além de fazerem uma autoavaliação. Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, além de também realizarem uma autoavaliação.
Os dados coletados servirão de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é o aperfeiçoamento da graduação na UFC. No final do processo, os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas, que contarão com a participação das coordenações de cursos na elaboração de planos de melhoria com metas de curto, médio e longo prazo.
Os docentes poderão visualizar o resultado de sua avaliação através do SIGAA, e os estudantes terão acesso aos relatórios e planos de melhorias a serem divulgados em um sítio próprio da CPA, em fase de construção.
Dúvidas podem ser encaminhadas para cpaufc@gmail.com.