Dança, moda e debates marcam o Dia da África; programação tem início na quinta-feira (25)

Data de publicação: 23 de maio de 2017. Categoria: Notícias

O Dia da África será celebrado na Universidade Federal do Ceará com uma diversificada programação nos próximos dias 25 e 26, no Centro de Humanidades (Benfica). Com promoção da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), em parceria com docentes e alunos africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), haverá, na quinta-feira, três mesas-redondas. A primeira, às 9h, será no Auditório José Albano (área 1 do CH), com outros dois debates às 11h e às 14h. A programação completa do primeiro dia está no site da Prointer.

Arte, juventude, resistência negra, características de países como Luanda e Cabo Verde, dentre outros temas, serão abordados nas discussões, que são abertas ao público e não exigem inscrições.

A sexta-feira será dedicada a oficinas de dança e de tranças e a um desfile de moda, a partir das 14h no Bosque Moreira Campos (área 1 do CH). Não é necessário se inscrever previamente. A programação do segundo dia também está disponível no site da Prointer.

O Dia da África é comemorado oficialmente em 25 de maio, data da fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963. Nesse dia, líderes de Estado africanos uniram-se com o objetivo de libertar o continente do colonialismo e lutar contra o apartheid. Hoje, a data é celebrada para dar visibilidade à África, destacando sua diversidade e seu patrimônio cultural e artístico.

Fonte: Profª Massília Maria Lira Dias, coordenadora de Internacionalização Linguística da Prointer – fone: 85 3366 7333

Notícia publicada no Portal da UFC.