Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

Dia do Sociólogo

Data de publicação: 10 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia do Sociólogo. A data relaciona-se à sanção presidencial à Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que reconhece a profissão liberal de Sociólogo no Brasil.

Na UFC, o curso de Graduação em Ciências Sociais foi criado em 1968, com a modali­dade Licen­ciatura. Em meados da década de 1970, foi criada a modalidade Bacha­relado. As Ciências Sociais possuem três ramos: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. De forma simples e genérica, a Antropologia se concentra no estudo do ser humano (origem e evolução) e das diversas culturas, enquanto a Ciência Política tem como foco os fenômenos e as estruturas políticas e a Sociologia se dedica a questões mais abrangentes da sociedade, como relações de trabalho, exclusão social, pobreza, etc. 

Prof. Cesar Barreira, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e um dos fundadores do Laboratório de Estudos da Violência, destaca a relevância dos profissionais da área, “neste dia que comemoramos a data máxima dos(as) sociólogos(as) ressaltamos a necessidade sempre presente de reforçar e destacar o caráter crítico e o compromisso por uma sociedade mais justa e democrática desta profissão. Nesta perspectiva ganha, cada vez mais visibilidade e importância “a sociologia como esporte de combate” como destacava Pierre Bourdieu, para servir a um propósito de transformação social”. 

Parabéns a todos os sociólogos e sociólogas formados e em formação!

 

Acessar Ir para o topo