Docente do Centro de Humanidades será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Data da publicação: 21 de fevereiro de 2024 Categoria: NotíciasA Profª Irlys Alencar Firmo Barreira, professora titular do programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará receberá homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará como pesquisadora pioneira na área de Sociologia.
A solenidade em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi iniciativa do Conselho Superior da Academia Cearense de Ciências, atualmente presidido pela Vice-Reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, e das deputadas cearenses Larissa Gaspar (PT) e Jô Farias (PT).
A sessão solene será realizada no dia 22/02/2024 na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), às 17:00. Além de Irlys Barreira, outras nove pesquisadoras que atuam/atuaram no Ceará serão homenageadas por suas contribuições fundamentais nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.
Confira as demais homenageadas:
CIÊNCIAS DA VIDA
- Ana Maria Sampaio Assreuy (UECE, Ciências biológicas)
- Glauce Barros Viana (UFC, Farmacologia)
- Helena Serra Azul Monteiro (UFC, Ciências Médicas)
- Maria Salete Bessa Jorge (UECE, Enfermagem)
- Raimunda Magalhães Da Silva (Unifor, Enfermagem)
CIÊNCIAS EXATAS, HUMANAS, TECNOLÓGICAS E DA TERRA
- Eunice Maia de Andrade (UFC, Agronomia)
- Irlys Alencar Firmo Barreira (UFC, Sociologia)
- Judith Pessoa de Andrade Feitosa (UFC, Engenharia Química e Química)
- Maria Zelma de Araújo Madeira (UECE, Serviço Social)
- Selene Maia de Morais (UECE, Química)
SAIBA MAIS
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, é implementado pela UNESCO e pela ONU-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que têm como objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência.
PERFIL
Irlys Alencar Firmo Barreira é professora Titular de Sociologia do PPGS da UFC, pesquisadora 1B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pós Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Ciências Sociais ICS da Universidade de Lisboa. Tem como campo de investigação experiência nas áreas de Sociologia, com interfaces nas áreas de antropologia e política, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais.