Docente do Centro de Humanidades será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Data de publicação: 21 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias

A Profª Irlys Alencar Firmo Barreira, professora titular do programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará receberá homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará como pesquisadora pioneira na área de Sociologia.

A solenidade em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi iniciativa do Conselho Superior da Academia Cearense de Ciências, atualmente presidido pela Vice-Reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, e das deputadas cearenses Larissa Gaspar (PT) e Jô Farias (PT).

A sessão solene será realizada no dia 22/02/2024 na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), às 17:00. Além de Irlys Barreira, outras nove pesquisadoras que atuam/atuaram no Ceará serão homenageadas por suas contribuições fundamentais nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

Confira as demais homenageadas:

CIÊNCIAS DA VIDA

1. Ana Maria Sampaio Assreuy (UECE, Ciências biológicas)
  2. Glauce Barros Viana (UFC, Farmacologia)
  3. Helena Serra Azul Monteiro (UFC, Ciências Médicas)
  4. Maria Salete Bessa Jorge (UECE, Enfermagem)
  5. Raimunda Magalhães Da Silva (Unifor, Enfermagem)

CIÊNCIAS EXATAS, HUMANAS, TECNOLÓGICAS E DA TERRA

1. Eunice Maia de Andrade (UFC, Agronomia)
  2. Irlys Alencar Firmo Barreira (UFC, Sociologia)
  3. Judith Pessoa de Andrade Feitosa (UFC, Engenharia Química e Química)
  4. Maria Zelma de Araújo Madeira (UECE, Serviço Social)
  5. Selene Maia de Morais (UECE, Química)

SAIBA MAIS

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, é implementado pela UNESCO e pela ONU-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que têm como objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência.

PERFIL

Irlys Alencar Firmo Barreira é professora Titular de Sociologia do PPGS da UFC, pesquisadora 1B do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Lideranças, representações e práticas políticas do Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem doutorado na USP e Pós Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e no Instituto de Ciências Sociais ICS da Universidade de Lisboa. Tem como campo de investigação experiência nas áreas de Sociologia, com interfaces nas áreas de antropologia e política, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, política, cultura, gênero e movimentos sociais.