ELMC celebram 160 anos da escritora Francisca Clotilde com palestra nesta quarta-feira (19)

Data de publicação: 18 de outubro de 2022. Categoria: Notícias

Os 160 anos da escritora cearense Francisca Clotilde (1862-1935) serão celebrados nesta quarta-feira (19), às 18h30min, na programação dos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), com a palestra Francisca Clotilde: educadora e romancista. A atividade, alusiva ao dia de nascimento da autora, 19 de outubro, será realizada no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades, tendo como convidado o professor do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará e pesquisador da literatura cearense Charles Ribeiro Pinheiro.

Uma das precursoras da escrita feminina no Ceará, a tauaense Francisca Clotilde Barbosa de Lima viveu nas cidades de  Fortaleza, Aracati, Baturité e Redenção. Trabalhou como professora, sendo a primeira mulher admitida para lecionar na Escola Normal, em Fortaleza, e colaborou com jornais como O Domingo, A Quinzena, Revista Contemporânea, A República, a folha operária O Combate e o abolicionista O Libertador. Clotilde participou ainda da campanha abolicionista e defendeu a emancipação feminina.

Em sua obra há contos, peças de teatro, poemas, traduções de folhetins de autores como Byron, Goethe e Gogol, críticas literárias, propagandas e romances, com destaque para o livro “A divorciada”, publicado em 1902 e que trouxe ao público, como revela o título, um tema considerado controverso para a época. O livro bem como a dinâmica atuação profissional de Francisca Clotilde serão abordados na palestra.

A mediação será feita pelo Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos ELMC. A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas em link disponível no perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário e local do evento. A atividade contará com emissão de certificado.

PALESTRANTE – Charles Ribeiro Pinheiro é professor substituto de Teoria da Literatura, no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, com Licenciatura em Letras pela UFC (2008), Mestrado (2011) e Doutorado em Letras (2019), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, com pesquisas sobre o escritor cearense Rodolfo Teófilo. Além de roteirista de quadrinhos, é autor de livros didáticos de Literatura e foi Professor Conteudista do Curso de Literatura Cearense, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, em 2020. Vencedor do XIII Edital Mecenas (2021) da Secretaria de Cultura do Ceará com o projeto “Padaria Espiritual em Quadrinhos” e do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes, da SECULT, com o livro “Rodolfo Teófilo Romancista”.

SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos (1914-1994), como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem ao seu fundador. Atualmente, cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no Youtube (https://tinyurl.com/4xpfzdud), em seus perfis nas redes sociais Instagram (@e.l.moreiracampos) e Facebook (@encontrosdaufc) e ainda pelo podcast dos ELMC (https://tinyurl.com/2yuvfu8y).

Fonte: Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: bolsistasmcampos@gmail.com