ELMC inaugura ciclo de palestras de outubro nesta quarta-feira (5) sobre obra de José de Alencar; confira programação completa

Data de publicação: 5 de outubro de 2022. Categoria: Notícias

Um dos maiores nomes do Romantismo Brasileiro, o escritor cearense José de Alencar, é o homenageado da primeira palestra dos Encontros Literários Moreira Campos do mês de outubro. Nesta quarta-feira (5), no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades, a partir das 18h30min, será abordado o livro José de Alencar:  dispersos e inéditos.

Coletânea de textos pouco estudados ou desconhecidos do autor cearense, a obra foi publicada em 2021 pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) José de Alencar:  dispersos e inéditos traz o conjunto de 61 textos, recolhidos digitalmente de 13 cadernos do acervo do Museu Histórico Nacional e também de publicações esparsas em jornais, revistas e livros. O material assume a forma de romances e peças de teatro, crônicas, textos políticos, jurídicos, partes substanciosas de uma gramática e estudos de natureza filosófica, historiográfica, antropológica, científica e religiosa, bem como biografias e estatutos societários.

A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas em link disponível no perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário e local do evento. A atividade contará com emissão de certificado.

PROGRAMAÇÃO – Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) seguem na quinta-feira (6), às 19h, com a live sobre o livro Das Botijas da Civilização: uma Etnografia com a Fundação Casa Grande. Publicada pela EDUFBA em 2021, a obra retrata um estudo de dois meses na Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri, em que é feita uma imersão no cotidiano de uma organização não-governamental no Nordeste brasileiro.

No dia 19, os ELMC retornam ao auditório José Albano, a partir das 18h30min, com palestra sobre vida e obra da escritora cearense Francisca Clotilde (1864-1935). Encerrando o mês de outubro, no dia 26, será realizada uma live em homenagem à professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, Eneida Maria de Souza, uma das maiores referências em Mário de Andrade, falecida em março deste ano. As lives serão transmitidas ao vivo pelo canal no Youtube dos ELMC (https://tinyurl.com/4xpfzdud).

SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos (1914-1994), como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem ao seu fundador. Atualmente, cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no Youtube (https://tinyurl.com/4xpfzdud), em seus perfis nas redes sociais Instagram (@e.l.moreiracampos) e Facebook (@encontrosdaufc) e ainda pelo podcast dos ELMC (https://tinyurl.com/2yuvfu8y).

Fonte: Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: bolsistasmcampos@gmail.com