Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

Encontros Literários Moreira Campos

Data de publicação: 20 de setembro de 2017. Categoria: Notícias

O evento Mestres de Casa, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), abre um espaço privilegiado aos professores da UFC e de outras universidades de Fortaleza e arredores para que eles possam apresentar suas pesquisas e o desenvolvimento de seu pensamento nas áreas da literatura, cultura e das humanidades em geral.
Para esta edição, o professor convidado apresenta uma palestra de 40 minutos com tema provocativo, polêmico ou impactante sobre literatura e cultura/sociedade/ciência. Outro professor também convidado questionará tais ideias e incentivará a participação dos presentes.
Palestra: A DEMOCRACIA NEGADA PELO COMUNISTA JOSÉ SARAMAGO.
Dia 27 de setembro de 2017, 18hs.
 Palestrante: Prof. Dr. Leite Júnior (DL-UFC)
 Debatedor: Prof. Dr. José Carlos Siqueira (DL-UFC)
Release: Existe realmente democracia em nossa época? É possível a democracia sob o regime capitalista? Seja na literatura, seja no jornalismo, o intelectual comunista José Saramago travou uma luta constante contra o modelo de organização política dominante no mundo ocidental. Para Saramago, a Europa e os Estados Unidos vivem uma democracia de fachada.
Prof. Dr. Eduardo Luz – Professor do Departamento de Literatura da UFC. Pesquisador sobre a Semiótica Literária. Autor de O pictórico em Luzia-Homem (Prêmio Ceará de Literatura de 1993), Domingos Olímpio (biografia) e O pictórico na poesia de Cabo Verde: dos claridosos a Kiki Lima. Pós-doutor pela USP, sob supervisão do Prof. Benjamin Abdala Jr., tendo desenvolvido a pesquisa: “Imagem, imaginação e esclarecimento em Saramago: pregação aos que não creem no que veem e creem no que não veem”. O palestrante é também artista plástico, esperantista, torcedor do Ferrim e… comunista.
Prof. Dr. José Carlos Siqueira – Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da USP (FFLCH-USP) com a pesquisa “Fradique e as Lendas de Santos: experimentação e crítica no último Eça de Queirós”.
.
 Atividade aberta ao público em geral (80 vagas)
 Local: Auditório José Albano, às 18h00.
INSCRIÇÕES: Através do site:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGl81AZE0U6ij96s-CJFok3b_ezUsxQjvmLR4OarVb64cLeg/viewform
Até às 17h00 do dia 27/09/2017.
Carga horária de duas horas de atividades.
Os certificados serão entregues ao final do evento.

Departamento de Literatura da UFC – Av. da Universidade, 2683 – Fortaleza (CE) – CEP 60020-181
Telefones: (85) 3366-7617 e 3366-7619 – E-mail: literatura@ufc.br

Acessar Ir para o topo