FORTALEZA SEDIARÁ I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE VIOLÊNCIA E POLIDEZ

Data de publicação: 18 de agosto de 2016. Categoria: Notícias

FORTALEZA SEDIARÁ I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE VIOLÊNCIA E POLIDEZ

O I Congresso Internacional sobre Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça (I CIVIP) acontecerá no período de 08 a 10 de setembro de 2016, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O evento tem como objetivo congregar múltiplas reflexões, olhares e diálogos sobre as diversas modalidades de violência a partir de perspectivas multi e transdisciplinares entre linguística, literatura, psicologia, saúde, direito, comunicação social e áreas afins, a realização do I CIVIP na cidade de Fortaleza se propõe a ser um espaço para discussão dessa problemática.

Como Fortaleza é uma cidade disposta a acolher, não apenas pela hospitalidade de seu povo, mas, principalmente, por estar aberta ao diálogo, sediará o intercâmbio acadêmico-cultural possibilitando exposições e debates, ampliação das discussões, fomentando e aprofundando as reflexões e o incentivo a diálogos em torno das temáticas do evento em âmbito nacional e internacional.

A conferência de abertura, com a temática Violência, Criminalidade e Resposta Penal, será realizada pelo Dr. Hélio Leitão, Secretário da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e Mestre em Direito Constitucional. Já a conferência de encerramento, será realizada pela professora Dra. Isabel Seara, da Universidade Aberta de Lisboa, com a temática “A Cortesia/Polidez Ritual e a Cortesia/Polidez Estratégica: armas contra a agressividade e violência verbais”. Seara é Professora do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta de Lisboa, em Portugal, membro do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e do Laboratoire d’Études Romanes da Université Paris 8 e colabora em projetos de investigação no Laboratório de Educação a Distância e e-learning (Le@D).

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, com apoio e promoção do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade Federal do Maranhão e do Centro Universitário Estácio do Ceará.

No site do evento, é possível verificar a programação, conhecer um pouco do currículo dos conferencistas e realizar inscrição.

Para mais informações, acesse: www.civip2016.com