Inauguração simbólica do Bloco de Letras-Libras e Acessibilidade Ernando Pinheiro acontecerá dia 16 de abril no terreno do antigo Acquario do Ceará
Data da publicação: 14 de abril de 2025 Categoria: NotíciasNesta quarta-feira (16), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Educação (MEC) assinam as ordens de serviço para o início das obras do futuro Campus Iracema e do novo Hospital Universitário. As ordens serão assinadas pelo reitor da UFC, professor Custódio Almeida, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no terreno do antigo Acquario do Ceará (avenida Tamandaré, 2), a partir das 8h30.
Durante a ocasião, também será realizada a inauguração simbólica do Bloco de Letras-Libras e Acessibilidade Ernando Pinheiro, onde funcionarão o curso de Letras-Libras, o Departamento de Letras-Libras e Estudos dos Surdos e a Secretaria de Acessibilidade da UFC. O bloco se situa no Campus do Benfica. Sua inauguração é um marco para a comunidade universitária, uma vez que a construção do prédio se arrastava há mais de dez anos, tendo início em 2013. O bloco possui quatro pavimentos, construídos em três etapas e teve custo de R$ 5,9 milhões em valores nominais.
BLOCO DE LETRAS-LIBRAS E ACESSIBILIDADE ERNANDO PINHEIRO – Em sua 140ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (27), o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou a indicaçào in memoriam do nome do professor Ernando Pinheiro Chaves para o prédio do curso de Letras-Libras e Acessibilidade (Campus do Benfica). De autoria do Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos (DELLES), a indicação baseia-se na relevante contribuição acadêmica e social do docente, um dos pioneiros no ensino de Libras na UFC.
Ernando Pinheiro Chaves foi um destacado professor, intérprete, tradutor de Libras-português e pesquisador brasileiro, reconhecido por sua atuação na área da educação de surdos e no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além de sua carreira acadêmica, Ernando Pinheiro é referência de intérprete da comunidade surda do Brasil, trabalhou como voluntário na Associação dos Surdos do Ceara, fundou a Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores da Língua de Sinais do Ceará APILCE, presidiu a Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS), demonstrando seu compromisso com a valorização e profissionalização dos intérpretes de Libras.
Fonte: Portal de Notícias da Universidade Federal do Ceará e Comunicação CH-UFC