Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC) promove curso para Movimento Mães da Periferia

Data de publicação: 5 de setembro de 2022. Categoria: Notícias

O Laboratório de Estudos da Violência (LEV), grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, ofertou o curso livre “Cidadania, Justiça e Convivialidades” para integrantes do Movimento Social Mães da Periferia.

O curso foi ministrado pelo professor Luiz Fábio S Paiva, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais e vice-diretor do Centro de Humanidades, e tem o objetivo de municiar a luta do Movimento Social Mães da Periferia por cidadania, justiça e paz em seu movimento de luta e promoção dos direitos humanos. Trata-se de um diálogo entre múltiplos saberes e suas formas de repercussão social para construção de uma sociedade democrática pautada na garantia de direitos das populações que, no Brasil, historicamente convivem com as violações e violências contra sua dignidade, bem-estar e integridade física.

Após a conclusão do curso, desenvolvido em 4 módulos de 4 horas cada, as participantes receberam certificados, que foram entregues em um evento com relatos emocionantes de suas vivências na luta contra a violência policial nas periferias de Fortaleza.

Sobre o LEV
O Laboratório de Estudos da Violência (LEV) é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), fundado pelo professor César Barreira em 1994, com objetivo de ser um centro de excelência em estudos sobre violência, crime, segurança pública e justiça no estado do Ceará. O grupo de pesquisa está institucionalmente vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia que integram o Centro de Humanidades da UFC. Ao longo de 28 anos de trabalho o LEV reuniu pesquisadoras e pesquisadores que desenvolveram monografias, dissertações e teses, além de livros, capítulos de livros e artigos publicados pelos principais periódicos científicos das áreas de Ciências Sociais.

Saiba mais sobre o projeto social Mães da Periferia aqui.