Legado da Prof. Eneida Maria de Sousa (1943-2022), referência em modernismo no Brasil, é tema de live dos ELMC na terça-feira (25), às 19h
Data da publicação: 24 de outubro de 2022 Categoria: NotíciasOs Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) promovem na próxima terça-feira (25), a partir das 19h, em formato de live, mais uma homenagem a uma figura importante dos estudos de literatura no País. Desta vez o debate será sobre o legado da professora Eneida Maria de Sousa, uma das maiores referências em literatura comparada no Brasil, falecida em março de 2022, aos 78 anos. A convidada é a professora Marília Rothier Cardoso, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com a fala Mulheres no modernismo: exercício de crítica biográfica.
Professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eneida Maria de Sousa era vinculada à Faculdade de Letras (Fale). Especialista em Modernismo, com ênfase na obra de Mário de Andrade (1893-1945), Eneida formou gerações de pesquisadores em mais de meio século de docência. Natural de Manhuaçu, cidade da Zona da Mata mineira, a professora era graduada em Letras pela UFMG (1966), com mestrado pela PUC-Rio (1975) e doutorado pela Universidade Paris 6, na França (1982), com tese que se tornou um marco nos estudos do Modernismo e deu origem ao livro A pedra mágica do discurso, publicado pela editora da UFMG.
Eneida foi uma das fundadoras do doutorado em Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG, criado em 1985. A docente atuou ainda na presidência da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), no final da década de 1980, e em 1989 fundou o Acervo dos Escritores Mineiros (AEM). Foi autora dos livros Crítica Cult, Pedro Nava – o risco da memória, Tempo de pós-critica, O século de Borges, Ensaios de crítica biográfica, Modernidade toda prosa, em coautoria com Marília Rothier, e Correspondência – Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Jabuti 2011, na categoria Biografia.
PALESTRANTE – Vida e obra de Eneida Maria de Sousa serão abordadas pela pesquisadora Marília Rothier Cardoso, professora associada do Departamento de Letras da PUC-Rio. Graduada em Letras pela UFMG (1967), mestra em Letras pela PUC-Rio (1976) e doutora em Letras pela PUC-Rio (1990) Marília atua tanto nos cursos de graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Coordena ainda o convênio com o doutorado em Humanidades da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, e o curso de especialização Literatura, arte e pensamento contemporâneo.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, composição textual, arquivo, arte e pensamento e escritor e intelectual. Na live será também destacado por Marília Rothier o livro Crítica Cult, de Maria Eneida, publicado em 2002, e que aborda através de ensaios, a polêmica no meio acadêmico em torno da crítica cultural.
A atividade será transmitida ao vivo pelo canal no Youtube dos ELMC (https://tinyurl.com/4xpfzdud) e contará com emissão de certificado. A mediação será feita pelo Prof. Marcelo Magalhães, coordenador do Projeto. A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas em link disponível no perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário do evento, pelo Youtube.
SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos (1914-1994), como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem ao seu fundador. Atualmente, cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no Youtube (https://tinyurl.com/4xpfzdud)
Fonte: Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: bolsistasmcampos@gmail.com