LEV coordenará o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública.

Data de publicação: 21 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará realizará a cerimônia de lançamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INVIPS), no próximo dia 30, às 18h, no auditório da Reitoria (avenida da Universidade, 2853, Benfica), em Fortaleza.

Coordenado pelo LEV-UFC, o INVIPS faz parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O instituto reunirá um total de 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros.

Prof. César Barreira, fundador e primeiro dirigente do LEV, será o coordenador do novo instituto, enquanto a coordenação técnico-científica do INVIPS ficará a cargo do Prof. Luiz Fábio Paiva, atual coordenador do LEV.

Confira na lista abaixo as unidades e respectivas instituições que integrarão o INVIPS:

– Laboratório de Estudos da Violência (LEV) – Universidade Federal do Ceará (UFC);
– Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações (GRUPPAES) – Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
– Grupo de Pesquisa em Segurança, Violência e Justiça (SEVIJU) – Universidade Federal do ABC (UFABC);
– Laboratório de Investigação em Migração, Nação e Região de Fronteira (LIMINAR) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
– Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS);
– Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS) – Universidade de Brasília (UnB);
– Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI) – Universidade Federal Fluminense (UFF);
– Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas (CIRS) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
– Núcleo de Estudos da Violência (NEV) – Universidade de São Paulo (USP);
– Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS) – Universidade Federal da Bahia (UFBA);
– Fórum Brasileiro de Segurança Pública (São Paulo);
– Coletivo de Pesquisa e Extensão ILHARGAS – Cidades, Políticas e Violências – Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
– Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, Violência e Administração da Justiça (CiVAJ) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
– Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS) – Universidade Estadual de Londrina (UEL);
– Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ).

O Prof. César Barreira informa que o INVIPS atuará em cinco eixos centrais para produção de conhecimento e formação de recursos humanos: dinâmicas e efeitos da violência e do crime; fenômeno das facções criminosas no Brasil; segurança, instituições e atores; controle social e justiça; e fronteiras e economias ilegais. O projeto terá duração inicial de cinco anos e a proposta é apresentar relatórios anuais.

OBJETIVOS – Conforme os coordenadores, o objetivo do instituto é ser uma rede com impacto nacional e internacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados de relevante impacto para a pesquisa científica e a promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça.

Pela lista das conceituadas instituições envolvidas, o INVIPS conta com um corpo de pesquisadores qualificados e com vasta experiência nesse campo de estudo, configurando uma robusta proposta de cooperação e desenvolvimento científico de acúmulos teórico-metodológicos para compreensão, análise e crítica dos problemas de segurança pública e justiça na sociedade brasileira. Integram ainda a rede consultores internacionais que, em seu desenvolvimento, irão ajudar a ampliar o escopo dos estudos e resultados apresentados.

SOLENIDADE  A cerimônia de lançamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública, no auditório da Reitoria, terá a participação, na mesa de abertura, de autoridades universitárias e convidados de entidades ligadas à área da segurança e direitos humanos. Em seguida, representantes dos grupos envolvidos no projeto farão breve apresentação e o Prof. Luiz Fábio fará uma explanação geral sobre o projeto. A solenidade é aberta à comunidade universitária da UFC e de outras instituições do Estado.

Fonte: Portal de Notícias da UFC com informações do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC – e-mail: lev@ufc.br