Nota dos professores do Departamento de Literatura em defesa do Estado Democrático de Direito, contra golpismos e fascismos no Brasil

Data de publicação: 29 de março de 2016. Categoria: Notícias

Nós, professores do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, nos manifestamos pela manutenção do estado de direito no qual vivemos desde que os tempos tenebrosos da ditadura militar foram suprimidos no Brasil. De lá pra cá, temos testemunhado a construção de um regime democrático que, mesmo marcado por graves injustiças, não pode ser abandonado às tentativas golpistas induzidas por abusos de setores do poder judiciário e pela grande mídia. Enquanto educadores e profissionais vinculados à reinvenção poética da vida, não podemos aceitar a ameaça de perdermos direitos conquistados com o empenho e luta de muitos.

Defendemos a liberdade de todos os brasileiros de expressarem seus posicionamentos políticos, ocupando ruas e praças, mas que essa ação seja feita dentro dos princípios da legalidade e do respeito. Repudiamos a intolerância diante da franca manifestação de posicionamentos — sejam eles políticos, ideológicos ou de modos de vida —, assim como a justiça de exceção, que se coloca acima da própria constituição, induzindo a sociedade a se mobilizar contra uns, enquanto outros se mantêm isentos de investigação. Afirmamos a necessidade premente de uma reforma política profunda, no sentido de garantir que a democracia possa ser vivenciada de maneira plena por todos.