O XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação premiou o trabalho do Prof. Henry Poncio Cruz de Oliveira

Data de publicação: 29 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

O XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação premiou , como a melhor tese, o trabalho do Prof. Henry Poncio Cruz de Oliveira, ex- professor da UFC-Campus do Cariri. A tese é intitulada “ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS” e foi desenvolvida no âmbito do Doutorado Interinstitucional (DINTER-CI/UNESP-Marilia/UFC) e teve como orientadora a Profa. Silvana Vidotti – UNESP e Co-orientadora a Profa. Virginia Bentes Pinto (UFC-Departamento de Ciências da Informação.

Trata-se da primeira tese defendida no Brasil, com essa temática e sua contribuição é fundamental para as pesquisas voltadas ao ambiente do ciberespaço, na perspectiva de oferecer melhor qualidade no acesso à informação. A arquitetura da Informação Pervasiva, configura-se como “uma abordagem teórico-prática da disciplina científica pós-moderna Arquitetura da Informação, trata da pesquisa científica e do projeto de ecologias informacionais complexas. Busca manter o senso de localização do usuário na ecologia e o uso de espaços, ambientes e tecnologias de forma convergente e consistente. Promove a adaptação da ecologia à usuários e aos novos contextos, sugerindo conexões no interior da ecologia e com outras ecologias. Facilita a interação com conjuntos de dados e informações ao considerar os padrões interoperáveis, a acessibilidade, a usabilidade, as qualidades semânticas e a encontrabilidade da informação, portanto deve buscar bases na Ciência da Informação”

Arquitetura da Informação Pervasiva se expande em meio as outras abordagens da Arquitetura da Informação, questionando a validade destas abordagens frente às demandas informacionais e tecnológicas que exigem a pesquisa científica e o projeto de ecologias informacionais com uma arquitetura baseada na complexidade e na integração de espaços, ambientes, pessoas e tecnologias de forma transparente e holística. Ela contempla aspectos da pervasividade (propagação), ubiquidade (onipresença) e responsividade (adaptação automaticamente) em relação à informação e as tecnologias.

O ENANCIB é o principal evento da área na América Latina e esse prêmio é o mais elevado da área e, portanto, mais um indicativo da qualidade das teses produzidas no âmbito do DINTER .

Profa. Virginia Bentes- Departamento de Ciências da Informação-3366 7702