Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e representantes das comunidades Bom Jardim, Pici e Poço da Draga lançam livro sobre regularização de espaços urbanos.

Data de publicação: 16 de agosto de 2022. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e os presidentes dos Conselhos Gestores da Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) Bom Jardim, Pici e Poço da Draga lançaram o livro “Aprendizados e Desafios da Participação – A experiência do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF)” e das cartilhas “Agora é nossa ZEIS”, que compartilham os processos de elaboração dos PIRF’s das três comunidades.

O livro, organizado pelos pesquisadores da UFC, Irlys Barreira, Danyelle Gonçalves e Eustógio Dantas, apresenta um diagnóstico acadêmico importante para troca de experiências entre pesquisadores da área urbana. Já as três cartilhas apresentam os passos do trabalho, acompanhados de propostas, diretrizes e encaminhamentos necessários à regulamentação da área. O objetivo deste material é difundir informações, valorizar o saber dos moradores e contribuir para tornar o PIRF um caminho de valorização dos direitos sociais urbanos. Os materiais afirmam a importância da vida digna e reconhecida na cidade.

Fonte: Danyelle Nilin Gonçalves – Docente do Departamento de Ciências Sociais