Pesquisadores do LEV e VIESES (UFC) participam de pesquisa sobre violência no Grande Bom Jardim

Data de publicação: 30 de maio de 2023. Categoria: Notícias

O primeiro relatório da pesquisa intitulada “Violência no Grande Bom Jardim sob a perspectiva de estudantes de escolas públicas de ensino médio: vitimização, percepções sobre segurança e repercussões educacionais” foi lançado na última segunda-feira (22/05), na Escola de Ensino Médio Dona Júlia Alves Pessoa. O estudo analisou a percepção de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos sobre a segurança em seus bairros e como a violência no Grande Bom Jardim repercute na vida educacional nas escolas públicas de ensino médio.

Promovida pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) em cooperação com Grupo de Pesquisa Violência, Exclusão Social e Subjetivação da Universidade Federal do Ceará (VIESES-UFC) e apoio do Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC), a investigação buscou entender a vitimização dos estudantes, a forma como eles percebem a segurança na região, bem como as repercussões da violência em suas vidas educacionais. O estudo foi realizado com 497 alunos de 12 escolas públicas de ensino médio do Grande Bom Jardim, que por meio de questionários aplicados em setembro de 2022 forneceram dados acerca da percepção da violência sobre discentes considerando a variedade de marcadores sociais, como idade, raça, gênero e orientação sexual.

Os pesquisadores acreditam que os resultados podem colaborar na compreensão dos efeitos psicossociais da violência no Grande Bom Jardim e contribuir para o fortalecimento de aspectos protetivos que garantam a permanência dos jovens na escola. Além disso, podem ser úteis para a prevenção e construção de indicadores para monitoramento, bem como exigir a atuação direcionada e urgente do Poder Público. “Os resultados dessa investigação podem subsidiar futuras práticas de prevenção de violência, redes de proteção social e promoção de direitos humanos no contexto escolar e no território de vida das juventudes”, garante o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos coordenadores da pesquisa, João Paulo Pereira Barros.

Para acessar os resultados da pesquisa, clique aqui.