Professor da UFC apresentará pesquisa em evento no Japão

Data de publicação: 25 de novembro de 2015. Categoria: Notícias

O professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) Aluísio Ferreira de Lima foi selecionado para apresentar a pesquisa “Concepções e ações de profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF de Fortaleza sobre Saúde Mental, Drogas (crack, álcool e outras drogas) e Redução de Danos na Atenção Primária” no 31º Congresso Internacional de Psicologia. O evento será realizado entre os dias 24 e 29 de julho de 2016, em Yokohama, no Japão.

O projeto conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) por meio da chamada 07/2013 – PPSUS CE – FUNCAP/SESA/MS/CNPq.

A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções sobre drogas e a intrínseca articulação delas com os valores políticos, sociais e morais dos profissionais, que possibilitam ou limitam a adoção de ações de redução de danos direcionadas aos usuários de drogas.

O projeto do professor Aluísio Ferreira busca, ainda, evidenciar os limites e problemas que podem descaracterizar e inviabilizar as ações de saúde mental na atenção básica, no contexto da Reforma Psiquiátrica.

Fonte: Tribuna do ceará em 24/11/2015