Professor da UFC participará de mesa-redonda sobre a utilização das tecnologias da informação em aulas de língua e literatura na Universidade de Alicante na Espanha.

Data de publicação: 7 de dezembro de 2015. Categoria: Notícias

O professor Cícero Miranda. do Departamento de Letras Estrangeiras do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará foi selecionado para participar de uma mesa-redonda formada ainda por dois outros pesquisadores de universidades espanholas, no XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de dezembro na Universidade de Alicante, na Comunidade Valeciana, Espanha.

A mesa, com a temática “La utilización didáctica de las TIC en las clases de lengua y literatura”, abordará a didática de ensino da língua e literatura espanholas com o uso de novas tecnologias.

O professor apresentará o trabalho intitulado “Una propuesta didáctica para el desarrollo de la multiliteracidad a través del uso de las TIC en la enseñanza de la literatura en la lengua española”, no qual apresenta uma discussão a respeito da interface entre os estudos de multimodalidade e de multiletramentos como base para uma proposta de ensino da língua espanhola e de suas respectivas literaturas desenvolvida pelo docente em material didático elaborado para disciplinas do Curso de Letras Espanhol EAD, junto ao Instituto UFC Virtual.

A participação do professor no evento faz parte das atividades desenvolvidas por ele na Espanha, na composição de um estágio de doutorado sanduíche de sete meses, realizado junto à Universidade Autônoma de Madri (UAM) e ao grupo de estudos “Análisis del discurso y comunicación intercultural”, coordenado pela Profa. Isabel Alonso Belmonte, do Departamento de Filologías y su Didáctica, da Facultad de Formación de Profesorado da UAM e ainda sob a supervisão da professora Lívia Batista (PPGL-UFC/UFBA).