Professora Sueli Saraiva recebe Menção Honrosa do Prêmio Fernão Mendes Pinto de 2014

Data de publicação: 10 de março de 2016. Categoria: Notícias

No último dia 2 de março, a AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa, organização internacional que congrega as instituições de ensino superior de países de língua portuguesa, anunciou o resultado do Prêmio Fernão Mendes Pinto de 2014. O prêmio visa laurear dissertações e teses de elevada qualidade acadêmica que contribuam para uma maior aproximação dos países lusófonos. A profª. drª. Sueli Saraiva foi agraciada com Menção Honrosa em razão da excelência de sua tese de doutorado “O pacto das elites e sua representação no romance em Angola e Moçambique”, defendida na USP – Universidade de São Paulo, em 2013, sob orientação da profª. drª. Rita Chaves. Para outras informações sobre a premiação, consultar o site da AULP: http://aulp.org/.

Sueli Saraiva é atualmente professora adjunta de Teoria Literária e de Literaturas de Língua Portuguesa na UNILAB, em Redenção (CE). Nos anos de 2014 e 2015, a docente realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de Literatura da UFC, sendo supervisionada pela profª. drª. Ana Marcia Siqueira, hoje chefe do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Durante o período, Sueli Saraiva ministrou disciplinas de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na graduação, e cursos de Literatura Comparada na pós-graduação na UFC.

A AULP, em parceria com o Instituto Camões e a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, irá publicar em breve a tese dessa pesquisadora na coleção de trabalhos laureados pela Associação. Na Biblioteca de Ciências Humanas, os interessados podem encontrar o livro Boaventura Cardoso, Mia Couto e a experiência do tempo no romance africano (S. Paulo: Terceira Margem, 2012), com a pesquisa anterior da professora Sueli Saraiva.