SELEÇÃO PARA O MESTRADO E PARA O DOUTORADO EM PSICOLOGIA – TURMA 2016

Data de publicação: 28 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 29 de outubro a 12 de novembro de 2015, estarão abertas as inscrições para a seleção à admissão ao Mestrado Acadêmico e ao Doutorado em Psicologia, área de concentração: Psicologia.

1. CLIENTELA

Para o Mestrado poderá se inscrever o candidato diplomado em curso de graduação credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, que apresente a documentação solicitada no item 4 deste edital. Para o Doutorado poderá se inscrever o candidato diplomado em curso de mestrado em Psicologia, ou em áreas afins, devidamente credenciado pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, que apresente a documentação solicitada no item 4 deste edital.

2. VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas para admissão ao Mestrado Acadêmico e ao Doutorado em Psicologia serão em número de vinte e sete (27) para o Mestrado e vinte (20) para o Doutorado, para ingresso no semestre letivo 2016.1, distribuídas segundo as Linhas de Pesquisa (ver Anexo IV), devendo o candidato indicar no formulário de inscrição (Anexo I) para qual linha está concorrendo:

Para o Mestrado:

1) Psicanálise e Práticas Clínicas: até três (03) vagas;

2) Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea: até onze (11) vagas;

3) Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais: até treze (13) vagas.

Para o Doutorado:

1) Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea: até onze (11) vagas;

2) Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais: até nove (09) vagas.

3. INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas por meio de dois procedimentos:

1. Preenchimento do formulário eletrônico disponível no endereço: http://www.si3.ufc.br/sigaa/public – aba Processos Seletivos stricto sensu;

2. Entrega de toda a documentação relacionada no item 4 deste edital, em envelope lacrado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, no período de 29 de outubro a 12 de novembro de 2015, de segunda a sexta-feira, no horário de 14h às l7h (1º andar – Bloco Didático: Prof. Ícaro de Sousa Moreira – Área 2 – Centro de Humanidades – Campus do Benfica – UFC). A entrega da documentação poderá ser feita pessoalmente, por procuração simples ou por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, mediante SEDEX, enviado à Secretaria do

Programa de Pós-Graduação em Psicologia (endereço abaixo), desde que atendidas as seguintes condições:

a) forma: envelope lacrado, devidamente identificado com o nome, o endereço, o telefone do candidato e a indicação “Inscrição para o Mestrado Acadêmico em Psicologia” ou “Inscrição para o Doutorado em Psicologia”;

b) prazo: o SEDEX terá que ser postado, impreterivelmente, até o último dia do período de inscrições.

ENDEREÇO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO:

Universidade Federal do Ceará Centro de Humanidades Departamento de Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av. da Universidade, 2762 – Benfica Fortaleza/CE – CEP: 60.020-180 Telefone: (85) 3366.7661

O processo seletivo será realizado no período de 23 de novembro de 2015 a 03 de fevereiro de 2016, constando de três etapas, sendo as duas primeiras eliminatórias e a última classificatória. O referido processo será organizado e coordenado por uma comissão de seleção, indicada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, composta por cinco (05) professores permanentes. Serão criadas pela Comissão de Seleção tantas subcomissões quantas se fizerem necessárias para a realização dos procedimentos de cada uma das etapas do processo seletivo.