UFC concede título póstumo de Professor Emérito a Luís de Gonzaga Mendes Chaves, pioneiro das Ciências Sociais no Ceará
Data de publicação: 30 de agosto de 2024. Categoria: NotíciasA celebração de um legado marcou a solenidade ocorrida na noite de quarta-feira (28), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a entrega do título póstumo de Professor Emérito a Luís de Gonzaga Mendes Chaves (1937-1975). Integrante do grupo criador do curso de Ciências Sociais da UFC, Luís de Gonzaga destacou-se pelos estudos na área de Antropologia.
Compuseram a mesa da solenidade o reitor Custódio Almeida, a vice-reitora Diana Azevedo, os ex-reitores René Barreira e Paulo Elpídio, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Regina Célia de Paula, e o diretor do Centro de Humanidades, Cícero Miranda.
O título foi entregue em mãos pelo reitor a Augustino Lima Chaves, um dos cinco filhos de Luís de Gonzaga. Já o discurso de agradecimento foi feito por Luís Chaves, neto e homônimo do homenageado, que destacou as qualidades de seu avô como pesquisador. “É interessante notar o cuidado com a teoria social e a excelência na delimitação conceitual, o método, a riqueza na classificação dos dados. O reconhecimento dessa memória mostra que, depois de tanto tempo, o que Luís de Gonzaga Mendes Chaves fez foi o suficiente para nos trazer inspiração, um marco de valores, de dedicação e nos coloca essa exigência de continuar, seja individualmente, seja como universidade”, afirmou.
Em sua fala, o reitor Custódio Almeida avaliou que o trabalho do homenageado na UFC deixou marcas presentes até hoje, abrindo as portas do amanhã na Instituição. “Com este ato estamos acendendo uma brilhante luz da UFC, luz que iluminou a história da nossa Universidade, em especial na grande área de Ciências Sociais, notadamente no setor de Antropologia, no período em que esteve vinculado à UFC, de meados da década de 1960 até 1975. Nosso homenageado foi um construtor, foi pioneiro no então Instituto de Antropologia, com estudos e pesquisas de campo sobre comunidades pesqueiras e agricultura no Ceará. Podemos afirmar que o Prof. Luís de Gonzaga lançou as sementes das Ciências Sociais na UFC”, declarou.
Encerrando as falas, o Prof. Hélio Barros, que com Gonzaga compôs o núcleo fundador das Ciências Sociais na UFC, comentou a convivência com o colega de docência, ressaltando a sua agudeza de raciocínio. “Luís era um homem correto, reflexivo, com uma inteligência que honrou as Ciências Sociais e a própria Universidade Federal do Ceará. Parabenizo a administração da UFC por identificar e perenizar a memória das inteligências que a construíram”, pontuou.
HOMENAGEADO – Natural de Nova Russas (CE), Luís de Gonzaga Mendes Chaves estudou Direito na UFC e Ciências Sociais na Universidade de Bonn (1962-1963), na Alemanha. Cursou mestrado em Antropologia no Museu Nacional do Rio de Janeiro (1969-1971). Morou em Almofala em 1967, onde conviveu com pescadores e a comunidade local. Essa experiência foi relatada no livro Almofala, trabalho e subsistência em uma aldeia pesqueira, em um diário de campo. Foi professor de Alemão na antiga Casa de Cultura Germânica da UFC e tradutor do livro Economia e sociedade, de Max Weber. No curso de Ciências Sociais da UFC, lecionou Sociologia Rural e Teoria Sociológica.
Fonte: Portal de Notícias da UFC
https://www.ufc.br/noticias/18887-ufc-concede-titulo-postumo-de-professor-emerito-a-luis-de-gonzaga-mendes-chaves-pioneiro-das-ciencias-sociais-no-ceara