UFC e UECE realizam I Seminário de Pesquisa sobre violência no Ceará

Data de publicação: 14 de junho de 2023. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizam o I SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE VIOLÊNCIA NO CEARÁ. O evento acontece entre os dias 14 e 16 de junho de 2023 nos auditórios José Albano e Luiz de Gonzaga, no Centro de Humanidades da UFC.

O evento tem o propósito de reunir os principais grupos de pesquisa, movimentos sociais e entidades que atuam no estudo, na análise e na prevenção do fenômeno da violência no Estado do Ceará para debater importantes questões acerca do tema.

O Seminário é uma iniciativa conjunta de uma rede de pesquisadores e estudiosos da UFC e da UECE:: Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC), Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida/UECE), Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE) e Grupo de Pesquisa Trajetórias Juvenis, Afetividades e Direitos Humanos (Travessias/UECE) em parceria com a Direção do Centro de Humanidades da UFC.

Na mesa de abertura do evento, tivemos a presença do Diretor e Vice-Diretor do Centro de Humanidades, Prof. Cícero Miranda e Prof. Luiz Fábio Paiva; da Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará, Prof. Irenísia Oliveira; da Secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França; do Secretário Executivo de Juventude do Governo do Estado do Ceará, André Marinho; da Presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos, Leila Passos Bezerra; da representante Coletivo Mães do Curió, Edna Carla e por fim, da representante do Coletivo Vozes, Alessandra Félix.

Organização:

Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC):

O LEV é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), fundado pelo professor César Barreira em 1994, com objetivo de ser um centro de excelência em estudos sobre violência, crime, segurança pública e justiça no estado do Ceará.

Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC):

O VIESES foi criado em abril de 2015 e, desde 2016, caracteriza-se como um Programa de Extensão, por comportar um conjunto de ações integradas, de médio e longo prazo, articulando pesquisa, extensão e ensino concernentes às temáticas das expressões de violência e suas relações com os modos de subjetivação contemporâneos, com vistas primordialmente à promoção de intercessões entre a universidade e outros agentes sociais, aliando produção de conhecimento e processos de transformação social.

Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida/UECE):

O LABVIDA é um órgão vinculado ao Curso de Serviço Social do Centro de Estudo Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e tem, como principal objetivo, se realizar como espaço de estudo e fomento à pesquisa e à extensão na área de Direitos Humanos, Cidadania e Ética, orientado pelas suas linhas de pesquisa com a finalidade de repensar e (re) interpretar as relações humanas e sociais a partir das múltiplas dimensões culturais do viver em sociedade e das suas diferentes formas de manifestações e conflitualidades.

Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE):

O COVIO, criado em 2003, objetiva compreender a produção de sentidos e significados dos conflitos sociais, violência, suas representações e ações de enfrentamento.

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trajetórias Juvenis, Afetividades e Direitos Humanos (Travessias/UECE):

O TRAVESSIAS é um grupo de estudos e pesquisas ligado à Universidade Estadual do Ceará (UECE) que tem como objetivo fomentar pesquisas sobre as culturas juvenis e a troca de informações entre pesquisadores/as e os grupos de pesquisas sobre juventudes, situados em diferentes universidades cearenses e brasileiras, com o objetivo de produzir conhecimentos sobre a condição juvenil e contribuir com a formulação de políticas públicas e sociais.