Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria
Deprecated: A função pll_the_languages() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.9! See the documentation of pll_the_languages() in /www/v6/wp-includes/functions.php on line 6260
Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades

Área do conteúdo

UFC realiza cerimônia coletiva de entrega de título de Professor Emérito

Data da publicação: 16 de outubro de 2026 Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, em 15 de outubro, na Concha Acústica da Reitoria, a cerimônia coletiva de entrega do título de Professor Emérito a 23 docentes aposentados da instituição, de diferentes áreas do conhecimento. A solenidade ocorreu na data dedicada aos profissionais do ensino e reconheceu trajetórias acadêmicas de contribuição à Universidade.

A honraria é concedida a professores aposentados que se destacaram por sua atuação e dedicação ao ensino, à pesquisa ou à extensão ao longo da carreira. A concessão ocorre mediante proposta do conselho da unidade acadêmica, acompanhada de justificativa e memorial. A cerimônia contou com a presença de amigos e familiares dos homenageados.

Centro de Humanidades

Três docentes vinculados ao Centro de Humanidades (CH) receberam o título: José Telmo Valença, do Departamento de Psicologia; Maria Dulce Sousa Castelo, da Casa de Cultura Francesa; e Maria Elias Soares, do Departamento de Letras Vernáculas.

José Telmo Valença destacou-se pela atuação no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão acadêmica. Foi chefe do Departamento de Psicologia e membro fundador e diretor da Revista de Psicologia, contribuindo para a produção e a divulgação científica e para a consolidação do ensino de Psicologia no Ceará.

Maria Dulce Sousa Castelo teve atuação pioneira no ensino de Língua Francesa e nos estudos linguísticos da UFC. À frente da Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira, contribuiu para a consolidação acadêmica e institucional dessas unidades e para a formação de estudantes e professores.

Maria Elias Soares construiu trajetória acadêmica nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com atuação na formação de professores e pesquisadores. Na gestão universitária, participou da criação de cursos, departamentos e programas de pós-graduação e contribuiu para a internacionalização e a expansão institucional da UFC.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo